ARTES VISUAIS
Postado em 16/07/2025
Se você é um fã da arte, é hora de conhecer o movimento Surrealista! Um dos últimos movimentos artísticos das vanguardas do século XX. Ele teve expressões na literatura, nas artes visuais, no cinema, no teatro e na filosofia.
Acompanhe o artigo para conhecer a origem desse movimento e suas principais obras!
Contexto histórico
O mundo estava se transformando pelo desenvolvimento da tecnologia e das novas relações sociais e políticas. Assim, cabia à arte uma ruptura com a tradição e tudo que era considerado arte até então.
Além disso, as mortes em massa e toda a devastação da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) também afetou muito os artistas.
O Surrealismo surge durante o movimento de vanguarda em 1924, período de recuperação do pós-guerra, e traz consigo a ruptura com a realidade.
Principais características do Surrealismo
Há muitas características nesse movimento artístico, contudo dentre elas algumas acabam se sobressaindo e se tornando facilmente identificáveis nas obras.
Por exemplo, uma das propostas do surrealismo é exprimir o funcionamento da mente do artista, sem preocupar-se com a moralidade, verossimilhança ou recepção estética.
Assim sendo, no surrealismo destaca-se:
Vale ressaltar que durante o período de ascensão desse movimento, o estudo da psicanálise estava em desenvolvimento - sobretudo por Sigmund Freud - o que veio a influenciar significativamente o Surrealismo.
Principais artistas surrealistas
Os artistas ligados a esse movimento rejeitavam os valores e os padrões impostos pela sociedade burguesa, seguindo o exemplo dadaísta de subversão na arte vigente.
Conheça alguns dos nomes mais famosos do movimento:
Joan Miró
O pintor espanhol Joan Miró (1893-1983), em sua obra "Carnaval do Arlequim" (1924-25), conectou a observação do "modelo externo" e símbolos que fluíam do seu próprio subconsciente.
Embora os seus desenhos tenham sido feitos em estado de alucinação, sua composição é altamente organizada. Irônico, não?
Joan Miró é considerado um grande artista e, inclusive, influenciou o norte-americano Jackson Pollock (1912-56) que, se tornou conhecido por seu estilo único de pintura por gotejamento.
Salvador Dalí
Nos últimos anos não há quem não esteja familiarizado com o famoso Salvador Dalí (1904-1989), isso porque o pintor se tornou um símbolo da famosa série La casa de papel.
Mas, muito mais do que isso, Dalí se tornou um membro oficial do grupo surrealista e deu a ele novas roupagens com seu método de atividade paranóica.
O artista interessava-se por condições mentais anormais e, em particular, por alucinações. As imagens que pintava eram retratadas de modo que se assemelhavam à fotografia em cores.
Paul Klee
Nascido na Suíça e naturalizado alemão, Paul Klee foi um artista com uma estética bastante individual. Como pintor e poeta ficou conhecido por seu humor, uma característica que se destacou em suas obras.
Além de explorar o surrealismo em seu trabalho, o artista também foi influenciado por outros movimentos como: cubismo, orientalismo e expressionismo.
René Magritte
O pintor belga René Magritte (1898-1967) considerava a suposta espontaneidade do automatismo falsa e, por essa razão, a rejeitou.
Assim, ele passou a trabalhar com imagens que pareciam convencionais, mas tinham um certo caráter bizarro em suas sobreposições.
A interpretação dos sonhos”, Sigmund Freud
O considerado pai da psicanálise, Sigmund Freud, marcou o movimento surrealista com a publicação do livro “A interpretação dos sonhos” (1900). A obra deu um novo entendimento ao domínio do onírico, atribuindo importância às imagens sonhadas e à mente inconsciente.
E, como sabemos, o instinto e valorização da fantasia é uma das principais características do movimento surrealista. A partir dos estudos de Freud, houve então um novo ponto de partida para a produção artística e, os sonhos passaram a ser vistos como parte da realidade que compõe o mundo.
Agora que você sabe que a arte surrealista rompe a busca pelo sentido, que tal ir além de conhecer um pouco mais sobre os outros movimentos artísticos? A graduação de Artes Visuais da UNIGRAN EAD permite que você desenvolva a interpretação, produção e crítica acerca de diversas obras.
Fique por dentro de todas as publicações e novidades do nosso blog!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos diversos sobre assuntos relevantes para sua vida acadêmica e profissional.
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados