UNIGRAN
Início
Unigran Capital
Pós-Graduação
Cursos Livres
Vestibular

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

As oportunidades de trabalho no setor imobiliário

Postado em 15/07/2025

imagem noticia blog

 

O setor imobiliário tem impacto direto na geração de empregos e na melhoria de áreas como infraestrutura e habitação, tanto que é considerado o “termômetro da economia”. Segundo levantamento recente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor emprega, direta e indiretamente, mais de 14,5 milhões de brasileiros em 2025, considerando tanto os vínculos formais quanto os informais.


O número reflete a complexidade das obras e a elevada demanda por mão de obra humana – especialmente em um país onde a industrialização da construção ainda avança em ritmo gradual.


Além dos operários da construção civil, o setor mobiliza profissionais de áreas complementares como arquitetura, engenharia, design de interiores, corretores de imóveis, instituições financeiras, lojas de acabamentos, marcenarias e empresas de tecnologia especializada. É uma cadeia produtiva extensa e estratégica, com grande potencial de geração de renda e empregos.


Quais são as boas notícias para o setor imobiliário?

Após os desafios impostos pela pandemia e pela instabilidade econômica dos anos anteriores, o mercado imobiliário brasileiro vive, em 2025, um novo ciclo de expansão. De acordo com o último Indicador de Confiança da Construção Civil da Fundação Getulio Vargas (FGV), o setor atingiu, em junho de 2025, seu maior nível de otimismo desde 2013.


As vendas de imóveis novos residenciais cresceram 11,7% no primeiro semestre deste ano, segundo o Secovi-SP. Já os lançamentos apresentaram um aumento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2024. No campo dos imóveis comerciais e corporativos, observa-se uma retomada gradual, com foco em espaços flexíveis e sustentáveis.


Esse movimento é impulsionado por fatores como:

  • a queda das taxas de juros, que estimulam o crédito imobiliário;
  • o crescimento dos financiamentos com recursos do FGTS e da caderneta de poupança;
  • o avanço de tecnologias como BIM (Modelagem da Informação da Construção) e sistemas construtivos mais ágeis;
  • a valorização de imóveis sustentáveis e inteligentes.


Segundo especialistas, a tendência para os próximos anos inclui o aumento de empreendimentos voltados para habitação de interesse social, coliving e condomínios multifuncionais, além da expansão de projetos em cidades médias e no interior do país.


O processo até a entrada do imóvel no mercado

Ao contrário de outros processos, a construção civil segue normas pré-estabelecidas. Afinal, como construir um telhado sem colunas para sustentá-lo? 


Primeiramente é feito o projeto pelo arquiteto/engenheiro civil. E, com a aprovação deste, são edificadas as instalações provisórias de água e energia, além da construção de depósitos e tapumes. Na segunda etapa da obra é iniciada assim a infraestrutura com a fundação de vigas, colunas e laje. 


Na terceira e quarta etapa entram pilares, paredes e coberturas – forro e telhado, seguida pela etapa que dá início às esquadrias com a guarnição e batente. Já no momento seguinte, são executados os revestimentos. 


As instalações tanto de canos, tubos, registros, metais, caixas – de água e de gordura, etc. – quanto de instalações elétricas (tubulações, caixas, fios, tomadas) ficam na sétima e oitava etapas. Enfim, as pinturas internas e externas ficam na penúltima etapa. Sendo o projeto finalizado com a cerâmica, isto é, piso, azulejo, soleira e rodapé.

 

Mas onde entram os profissionais de Design de Interiores e Negócios Imobiliários?

O profissional de Design de Interiores e o corretor também fazem parte do processo. O corretor pode fazer a venda do imóvel pronto ou só com o projeto, logo, é possível que entre em qualquer parte do processo. 


O Design de Interiores também pode criar um projeto com base na planta da obra ou em sua finalização. Sendo contratado pela construtora ou pelo proprietário do imóvel. 


Não perca a oportunidade de se destacar nesse mercado. Na UNIGRAN EaD, temos cursos de Design de Interiores e Negócios Imobiliários, ambos com duração de dois anos. Inscreva-se agora mesmo no vestibular!


Últimas notícias

O que você precisa saber sobre o curso de História

HISTÓRIA

O que você precisa saber sobre o curso de História

Fique por dentro de todas as publicações e novidades do nosso blog!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos diversos sobre assuntos relevantes para sua vida acadêmica e profissional.

unigran_logo

Centro Universitário da Grande Dourados

Fone: (67) 3411-4141

Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

CNPJ: 03.361.110/0001-77

Todos os direitos reservados

Estude na Unigran

ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
REDES SOCIAIS

UNIGRAN PRESENCIAL

REDES SOCIAIS

UNIGRAN EAD

EMECSelo IES