Notícias

Unigran EAD realiza colação de grau e entrega centenas de novos profissionais ao mercado de trabalho

A colação de grau é uma solenidade de passagem de ciclo e que marca a transição da vida acadêmica para a vida profissional. Esse dia é permeado por grande emoção e celebrado na presença de amigos, familiares e do corpo docente que trilhou essa jornada universitária junto aos acadêmicos.

E assim foi o último sábado, dia 06 de agosto, para centenas de universitários concluintes das graduações da UNIGRAN EAD, nos graus de licenciatura, bacharelado e tecnólogo que se reuniram no salão de eventos para eternizar esse momento especial.

A abertura do evento se deu com as palavras da diretora administrativa-pedagógica da UNIGRAN EAD, Andrea Bulgakov Klock, que reforçou aos formandos o compromisso da instituição com a oferta de ensino de qualidade para formar não só profissionais que atendam as carências e necessidades do país, mas também cidadãos críticos e capacitados ao trabalho intelectual e à iniciação científica, e que contribua em todos os sentidos para esse desenvolvimento.

“Hoje é o dia reconhecido como dia de decisão, entretanto, o recebimento do grau não pode ser considerado o ponto final de uma caminhada, mas de uma etapa alcançada, especialmente de vocês que já demonstraram que não há limites para sonhar”, destacou a diretora.

Logo após o juramento, realizado pela formanda de pedagogia, Maria Marta da Silva Pereira, houve a entrega dos certificados simbólicos de conclusão de curso. Solange Tieko Sakaguti, professora da UNIGRAN, realizou uma singela homenagem ao professor Fabio Henrique Cardoso Leite, que nos deixou em março deste ano. Para eternizar sua lembrança e seu legado, as turmas de licenciatura concluintes no primeiro semestre de 2022 receberam seu nome.

Oradora das turmas, a pedagoga Sandra Mara Marim Rolon, fez seu discurso celebrando a vitória de concluir a graduação e vencer as inúmeras dificuldades que superaram ao longo do caminho. "Valeu a pena! Hoje estamos aqui, vivos, felizes, vestindo essa beca. Alguns tremendo, outros chorando, sorrindo e estufando o peito de emoção. Vencemos! Mais que vencedores: superamos uma fase, encerramos uma etapa e receberemos nosso troféu, nosso canudo. Vencemos!”

A paraninfa das turmas, professora Elizabete Velter Borges, discursou para os formados e agora colegas de profissão. “Hoje vocês adquirem um mérito de após uma jornada de estudos e dedicação alcançarem um diploma universitário em licenciatura, formação docente,e ressalto que dar aula não é sinônimo de transmissão de conhecimentos ou conteúdo.Não é o número de aulas que define a escola e sim a aprendizagem, a vivência do aluno. O professor precisa servir de intermediário ou como ponte na aprendizagem de cada ser humano”, disse a paraninfa Elizabete.

Ao todo, mais de 1.150 acadêmicos concluíram suas formações e estão aptos para ingressar no mercado de trabalho, oferecendo os conhecimentos adquiridos em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação como referência de ensino e com a maioria dos cursos avaliados com nota máxima.

No período matutino, foram outorgados graus aos formando dos cursos de Geografia, História, Letras, Pedagogia, Segunda Licenciatura em Artes Visuais, Segunda Licenciatura em Pedagogia, Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior. No período da tarde foi a vez dos formando dos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Serviço Social. A noite, foram diplomados os cursos tecnológicos de Agronegócios, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Design de Interiores, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Cooperativas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Pública, Logística, Marketing, Negócios Imobiliários, Processos Gerenciais, Produção Publicitária e Serviços Jurídicos.

No encerramento de seu discurso, a diretora administrativa-pedagógica da UNIGRAN EAD, Andrea Bulgakov Klock, deixou uma mensagem aos agora formados: “Estudem e continuem a estudar, fazendo desta etapa o início de uma nova caminhada. A profissão que vocês escolheram só se aprende com sacrifício e como todas as profissões também necessita que estejamos em constante processo de aprendizagem, aperfeiçoamento e atualização”, enfatizou a diretora, antes de parabenizar e desejar sucesso a todos os formandos do primeiro semestre de 2022.

A cerimônia do período matutino contou com a participação da diretora administrativa-pedagógica da UNIGRAN EAD, Andrea Bulgakov Klock e dos coordenadores Geysa Juce da Silva, Vera Fátima Corsino de Almeida, Gustavo Balbueno de Almeida, Claudia Ollé, Elizabete Velter Borges, e Marinês Viel nakamura como representante da Secretaria do Ensino a Distância da UNIGRAN EAD. No período da tarde juntaram-se à diretora os coordenadores Reginaldo José da Silva, Givaldo Mauro de Matos, Valdir da Costa Pereira, Luana dos Santos Souza, Bárbara Helen Rodrigues Ramires Seribeli e Antonio Pires de Almeida Júnior.

A noite a solenidade foi conduzida pela Magnífica Reitora Rosa Maria D'amato De Déa e teve a participação do paraninfo das turmas, professor Fransérgio Sampatti Santos Matos, e os coordenadores Danielle Cristine Pedruzzi, Alexander Fuza Rozeno, Mara Regina Lima, Luana de Souza Cantu,  Reginaldo José da Silva e Afonso Guilherme Ferreira Egidio.