Arte em cena é aposta da Unigran EAD para debater cultura e conhecimentos

“Arte, Educação e Diversidade: um olhar para a formação cultural” é o tema do I Arte em Cena, da Unigran EAD. De 03 a 05 de novembro, alunos e não-alunos podem participar de um evento gratuito, pensado para agregar saberes e construções culturais.

A organização fica a cargo das professoras Eliana Cury e  Claudia Ollé, que também atua como coordenadora do curso Segunda Licenciatura em Artes Visuais da Unigran EAD. O evento foi pensado com base nas diretrizes curriculares e nas condições observadas nos mais de 20 anos de trajetória docente.

Segundo elas, as experiências junto às escolas de Ensino Básico demonstraram dificuldades dos professores no ensino da Arte Contemporânea, muitas vezes decorrentes da falta de formação específica em Arte.

“Defendemos que agregar informações associadas ao cotidiano vivenciado pode fazer grande diferença para a superação destas e outras dificuldades percebidas no ensino da arte, especialmente no que tange a arte contemporânea, na medida em que supram as lacunas que, certamente, continuam pendentes e “emperrando” o processo de construção de conhecimentos que trazem como consequência uma formação cultural adequada”, explicou Claudia.

A programação foi definida para contemplar a temática central do evento e para a ampliar a percepção das linguagens artísticas, complementando os conhecimentos já oferecidos no curso e que são essenciais não só para os arte-educadores em formação, mas também para os acadêmicos das demais licenciaturas.

Na abertura teremos a palestra “Educar através da Arte: um olhar para a formação do professor'', com a Doutora Ursula Rosa da Silva, vice-reitora e professora da Universidade Federal de Pelotas/RS. Ela trabalha com formação docente nas licenciaturas de artes desde 1995 e diz que a inspiração para debater esse tema vem da importância das artes como áreas de conhecimento, que fomentam tanto a criatividade e expressividade quanto a sociabilidade e a afetuosidade, tão importante nestes dias.

“Eu sou professora titular e atualmente vice-reitora da UFPel, mas me vejo antes de tudo como professora, formadora de pessoas e profissionais. Nesse sentido, o meu papel é trabalhar para que os profissionais sejam cada vez mais capazes de transformar este mundo com responsabilidade. Para mim é uma honra poder participar e dialogar com colegas de outras universidades, pois esta troca é fundamental para pensarmos o ensino no nosso país”, pontuou Ursula.

Além de palestras e minicursos, estão programadas apresentações culturais para estimular nos participantes a percepção do que está implícito nas entrelinhas e a transformação dos olhares sobre a arte. A valsa de Strauss, Danubio Azul, com o maestro André Rieu, as apresentações de dança “Tempo, tempo, temporal” e “Pingos e Respingos”, da Academia de Dança Maria Ester e a Mesa Redonda sobre o filme “Basquiat - traços de uma vida”, são passagens que prometem entreter, envolver e inspirar o público.

Ana Caroline Morais Ramão, pedagoga e acadêmica de Segunda Licenciatura em Artes Visuais, já garantiu a sua participação com o objetivo de desenvolver um novo olhar para a educação, cultura, diversidade e buscar novos conhecimentos.

“O evento vai contribuir no meu dia a dia em sala de aula. Imagino que ao término dele vou conseguir desenvolver um olhar diferenciado, que irá contribuir na minha carreira através de uma educação de qualidade, respeito, e inclusão. Vou aprender e desenvolver esse aprendizado”, afirmou a pedagoga.

O I Arte em Cena da Unigran EAD acontece nos dias 03, 04 e 05 de novembro e as inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site. Além do acesso a toda a programação, os participantes receberão um certificado de 30 horas, que será enviado ao e-mail de cadastro em até 15 dias após o evento.