Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o investimento em publicidade no Brasil tem crescido nos últimos anos. Com isso, o mercado de trabalho para publicitários continua aquecido, tendo oportunidades que vão desde o social media até o como empreendedor, abrindo o seu próprio negócio.
De acordo com dados da Kantar Ibope Media, em 2023 foi projetado a marca de R$ 50,7 bilhões em investimentos em publicidade digital. Um crescimento de 12,5%, se comparado com 2022. As plataformas de mídias sociais, principalmente Facebook, Instagram e YouTube, têm sido os principais canais de investimento, chegando em 45% do mercado em 2023.
“O mercado de trabalho aquecido, tanto com a publicidade tradicional para veículos e mídias, tanto quanto no marketing tradicional e marketing digital nas plataformas da internet”, apontou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN, Oseias Iapechino.
Entre as áreas em ascensão, ele destacou o Marketing Digital, já que “a presença digital se solidificou em um canal de comunicação aberto e constante entre as corporações e seus clientes”, o mercado de Design Criativo e o planejamento estratégico, afirmando que “a análise de dados e tendência de comportamentos de consumo, são cada vez mais solicitados nas empresas, pois saber criar táticas, tomar decisões e criar um plano de ação adequado às oportunidades e às ameaças auxiliam alcançar os objetivos de vendas e ou a competitividade”.
“A profissão publicitária permite múltiplas atuações no mercado de trabalho, em agências de comunicação, em empresas de marketing, produtoras audiovisuais, veículos de comunicação, ou no setor de comunicação e marketing em empresas privadas ou governamentais. Outro fator importante na formação publicitária, é a perspectiva prática para o empreendedorismo – abrir seu próprio negócio, seja ele de comunicação ou em outras áreas correlatas”, apontou Oseias.
UNIGRAN
O curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN é nota 5, sob avaliação do Ministério da Educação – MEC. Possui 8 semestres, e é ofertado no período noturno.
A Instituição ainda oferece laboratórios de informática, para as práticas de edição de vídeo e de imagem, estúdios rádio e podcast, fotografia e audiovisual e a Sala de Criatividade, além de um corpo docente altamente qualificado e diversas práticas acadêmicas, como a Mostra de Comunicação.
“O curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN tem um currículo atualizado com as demandas de mercado de consumo, da propagação de mensagens publicitárias, tal como em campanhas de marketing e vendas. Aulas em laboratórios nas áreas de fotografia, edição de vídeo, design criativo, além de visual merchandising, copywright, uso de mídias sociais, marketing tradicional e marketing digital. Além da realização de muitos projetos para expandir o aprendizado muito além das aulas teóricas”, ressaltou o coordenador.
Vestibular UNIGRAN
As inscrições para o Vestibular UNIGRAN 2024 já estão abertas. Basta acessar o site unigran.br, clicar na aba ‘Vestibular’ e depois ‘Dourados’. Após preencher o formulário, é necessário fazer a redação.
Caso o candidato escolha não escrever o texto naquele momento, ele pode acessar a página em outro horário. Lembrando que o acesso é permitido por três vezes. O vestibular é on-line e 100% gratuito.