Dinâmica e versátil, Engenharia Civil é para quem pensa no futuro

A profissão traz uma gama de opções e oportunidades para o mercado

Engenharia Civil é uma profissão versátil e em crescimento

Procurar uma profissão que alia um diversificado leque de possibilidades e uma boa qualidade de vida futura, é o que muitos estudantes procuram. E a Engenharia Civil é uma excelente opção para quem busca dinamismo, versatilidade e satisfação no mercado de trabalho.

Além da construção civil, o profissional pode atuar com engenharia de transportes, estruturas, geotecnias, gerências de recursos prediais, projetos, entre outras possibilidades. O coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIGRAN, Luiz Henrique Moreira de Carvalho, aponta que a graduação abre “vários campos de saberes” para o formado. “Ele pode atuar em uma grande gama do mercado de trabalho”, reitera.

Luiz Henrique destaca os investimentos no Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal, anunciados em fevereiro do ano passado. Com um orçamento de cerca de R$ 10 bilhões, o mercado de trabalho da Engenharia Civil poderá ser diretamente impactado, principalmente com o aumento pela demanda de serviços e procura de profissionais habilitados.

“A volta do programa abrirá novas oportunidades de trabalho para engenheiros civis em empresas que participam do programa ou em órgãos públicos envolvidos na sua execução”, salienta o coordenador. “Os impactos na Engenharia Civil serão notados com o aumento da demanda por profissionais e empresas da área, que serão responsáveis por projetar e construir as novas moradias”, complementou.

Além disso, o coordenador afirmou que o programa ainda irá interferir na busca por materiais de construção e serviços relacionados à construção civil, o que pode fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do setor.

Entre os destaques da profissão, Luiz relembrou sobre o BIM - Building Information Modeling, que é uma metodologia de conjunto de processos, que permite que várias áreas de atuação possam trabalhar juntas, de maneira colaborativa, projetando, construindo e operando instalações. “Isso está influenciando e está mudando toda a temática da construção civil, desde o projeto até a execução da obra com novos processos e tecnologias. É uma revolução no mercado, onde você tem um custo menor”, analisa.

UNIGRAN

O curso de Engenharia Civil da UNIGRAN é nota 4, de excelência, sob avaliação do MEC – Ministério da Educação. Possui 10 semestres, no período noturno, realizados no Cantão do Bosque, que é o complexo laboratorial e experimental para as práticas dos cursos de engenharia do Centro Universitário.

A Instituição ainda oferece laboratórios de solo, asfalto, concreto, hidráulica, entre outros, além do pórtico para ensaios de compressão em diversos tipos de materiais, como prensas de rompimento e demais equipamentos necessários para o desenvolvimento prático, e um corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado.

“Na UNIGRAN nós abrimos o leque para todos os campos de trabalho. Nossos profissionais egressos e também estagiários são altamente requisitados no mercado de trabalho de Dourados e região, além de passarem em grandes concursos nacionais. Isso mostra a qualidade do curso de Engenharia Civil, o comprometimento com a formação profissional, ligando a teoria prática sempre”, finaliza o coordenador.

Vestibular UNIGRAN

As inscrições para o Vestibular UNIGRAN 2024 já estão abertas. Basta acessar o site unigran.br, clicar na aba ‘Vestibular’ e depois ‘Dourados’. Após preencher o formulário, é necessário fazer a redação.

Caso o candidato escolha não escrever o texto naquele momento, ele pode acessar a página em outro horário. Lembrando que o acesso é permitido por três vezes. O vestibular é on-line e 100% gratuito.