Método Summaê realizado na UNIGRAN recebe destaque em livro publicado

Professores Alex Basílio e Juliana Cury fizeram publicação de um capítulo no livro ‘Educação e Múltiplas Linguagens: Olhares Transdisciplinares’

Os professores da UNIGRAN, Alex Basílio e Juliana Cury, fizeram a publicação de um capítulo no livro ‘Educação e Múltiplas Linguagens: Olhares Transdisciplinares’. Intitulado ‘Gamificação das Disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana Através do Método Summaê’, o capítulo descreve sobre a experiência com a metodologia ativa do Summaê para dinamizar as aulas nos cursos de Fisioterapia e Educação Física.

O livro, organizado pelos autores Wilder Kleber Fernandes de Santana e Éderson Luís Silveira, foi publicado em setembro. Conforme Alex Basílio, a ideia de escrever sobre a experiência com a metodologia ativa do Summaê veio para contribuir com outros docentes que tenham interesse em dinamizar suas aulas. “No livro, descrevemos o passo a passo de como foi feito e utilizamos de recursos interativos como o QRcode com depoimento em vídeo do autor do método, o professor Dr. Ricardo Fragelli da UnB (Universidade Brasília), que contribuiu para a produção e também depoimentos de acadêmicos que vivenciaram a metodologia”, disse.

O professor destacou que, “tudo isso só foi possível graças a formação continuada oferecida pela UNIGRAN, que trouxe em 2018 o professor Ricardo Fragelli e anualmente oferece capacitações como do Google for Education, dentre outras metodologias”.

Juliana Cury é professora na Instituição há 18 anos e, desde que receberam a formação com os minicursos e atividades, começou a implementar as metodologias ativas em suas aulas. “Com a formação que a UNIGRAN proporcionou, facilitou muito e abriu instrumentos para podermos construir e pensar sua aplicação dentro das nossas disciplinas”, afirmou.

As atividades foram desenvolvidas nas disciplinas de Fisiologia Humana e de Anatomia. “Temos algumas outras ideias para dar sequência a isso em outras disciplinas também. Temos tido resultados positivos. Uma das coisas mais interessantes foi a frequência do aluno e a participação presencial. O trabalho em grupo fluiu muito bem”, comentou a professora.

A pró-reitora de Ensino e Extensão,  Maria Alice Mello Fernandes, recebeu um exemplar da obra e reafirmou o compromisso da Instituição em acompanhar as mudanças do mundo. “Os nossos alunos hoje, não têm mais paciência para ficar assistindo aulas que reproduzam conhecimento. Ele tem que ser ativo, tem que participar, se sentir valorizado, e por isso, há alguns anos, trouxemos alguns palestrantes que falassem sobre as metodologias ativas, entre eles, o professor Ricardo Fragelli e cursos práticos”, salientou.

A adesão dos professores e acadêmicos resultou em resultados positivos na aprendizagem. “Os professores Alex e Juliana realmente se destacam, porque se empenharam bastante e, essa publicação, vem para motivar os demais professores”, apontou Maria Alice.