Acadêmicos de Odontologia da UNIGRAN participam de aula sobre técnicas de cirurgia avançada

Eles utilizaram a mandíbula de porco para a parte prática da aula

As técnicas foram praticadas em mandíbulas de porco

Mesmo durante as férias, os acadêmicos do curso de Odontologia da UNIGRAN se reuniram, nesta quinta-feira, 16, para participar de um “aulão”, chamado Hands On, sobre técnicas de Odontosecção e Osteotomia na Exodontia. Na parte prática da aula, organizada pela Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Patologia Oral Maxilofacial de Dourados/MS – Lacpod, os alunos usaram uma mandíbula de porco, já que sua estrutura se parece com a humana.

O professor Atila Nunes Calumby, que ministrou a aula, explicou que o intuito do curso é proporcionar ao acadêmico situações cirúrgicas mais complexas, com técnicas mais avançadas, para que eles saiam da graduação mais preparados para o mercado de trabalho.

“Na graduação o acadêmico depende muito do paciente e muitos deles procuram a faculdade para tratamentos simples, além disso há uma curva de aprendizagem, então, inicialmente eles tratam casos mais simples, até chegarem nos complexos, mas às vezes não dá tempo de fazer isso dentro da graduação”, explicou o professor. “Assim, no consultório eles poderão conseguir resolver casos mais difíceis e não ficar no apuro”, completou.

Atila ainda ressaltou que no Hands On os acadêmicos usaram mandíbulas de porcos para realizar a prática, pois a estrutura dela se assemelha com a do ser humano. “Se parece muito, desde a gengiva até a textura óssea. Até uns dentes se assemelham com os nossos, então ele consegue fazer uma incisão, uma odontosecção, saturar de várias maneiras, ou seja, podem trabalhar de várias formas com a mandíbula do porco”, pontuou.

Além disso, o professor apontou que o dente de porco tem raízes tortas, o que dificulta na extração do dente, por isso a vantagem de utilizá-la. “Quanto mais difícil, melhor para eles”, assegurou.

Lorena Camacho dos Santos acabou de terminar o 10º semestre do curso. Ela participou do Hands On para garantir maior experiência e técnicas mais complexas, o que facilitará o seu trabalho. “Isto irá facilitar na hora que formos fazer a extração de um dente. Estas técnicas são um pouco mais complexas, então nem sempre a gente tem a oportunidade fazê-las aqui na clínica. Por exemplo, eu mesmo fiz a Odontosecção e a Exondontia, que é o corte de osso e de dente, só na minha primeira cirurgia, aí nas outras que eu fiz não foram necessárias”, lembrou.

“É muito interessante este Hands On, porque está dando a oportunidade para os alunos aprenderem e saírem do curso sabendo estas duas técnicas que facilitarão bastante na hora de fazer a extração de um dente”, finalizou a acadêmica.