Curso de Psicologia da UNIGRAN realiza o XV Encontro de Estudo de Casos Clínicos

O evento apresenta casos, atendidos no Núcleo de Psicologia, e sua evolução através da Psicologia Clínica

A coordenadora durante a abertura do evento, realizado on-line

O curso de Psicologia da UNIGRAN realizou o XV Encontro de Estudo de Casos Clínicos – ‘Profª. Lia Dauber’. O evento insere o acadêmico no campo da Psicologia Clínica e, através de estudos de casos atendidos no Núcleo de Psicologia, debate sobre as diferentes modalidades e teorias psicoterápicas.

O encontro é feito anualmente, sempre no final do 2º semestre, reunindo supervisores e acadêmicos do 10º semestre. Ainda, na abertura do evento, são ministradas palestras, que este ano ficaram a cargo das psicólogas Vanilce Farias Gomes e Pricila Pesqueira de Souza, que falaram sobre os temas ‘Psicologia e Relações Étnico-Raciais’ e ‘A Psicoterapia, a Ética e os Espaços Virtuais’, respectivamente.

A coordenadora do curso de Psicologia, Ticiana Araújo da Silva, explicou que, durante o estágio supervisionado, são ofertadas diversas abordagens, como Psicanálise, Abordagem Centrada na Pessoa, Gestalt Terapia, Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia Analítico-Comportamental, sendo elas discutidas durante o encontro.

“O evento objetiva difundir os conhecimentos teóricos e técnicos-científicos que embasam as práticas em Psicologia Clínica e, para além, auxiliar os acadêmicos do 8º semestre na escolha da abordagem para a prática neste estágio. Adiante, as trocas de experiências favorecem uma inserção segura dos novos estagiários nos atendimentos clínicos, que se voltam para o acolhimento e atendimento da comunidade de Dourados”, ressaltou a coordenadora.

Entre os casos apresentados, está o da acadêmica Kerolaine Deleprani. Ela usou a abordagem Terapia Analítico-Comportamental – TAC, sendo desenvolvida em quatro pacientes, porém apresentou somente um deles.

O paciente chegou ao Núcleo de Psicologia por recomendação de seu psiquiatra, devido desejos suicidas e crises de choro. Com o passar do tempo, através da terapia, ele apresentou melhora, “desenvolvendo autonomia, independência para resolução de problemas” e realizando planos para o futuro.

“A experiência de atender uma pessoa é atravessada por muitos sentimentos. É uma oportunidade de aprendizado de comportamentos importantes que serão necessários para o desenvolvimento da formação em Psicologia. Aprendemos aspectos particulares de cada abordagem, mas também aspectos gerais da profissão como a conduta ética, a escuta qualificada, a empatia”, comentou a acadêmica.

Para a coordenadora Ticiana, a Psicologia Clínica é de grande importância para a sociedade, fazendo com que o ser humano possa enfrentar a vida e estar sempre em evolução. “A Psicologia tem uma grande importância dentro da sociedade, de uma forma geral, mas a Psicologia Clínica veio mostrar o quanto nós, humanos, precisamos deste laço com a palavra, este laço também com esta potencialidade transformadora da palavra, para que a gente possa enfrentar os grandes desafios da vida, enfrentar o mundo, enfrentar as questões que nos aflige e nos coloca no mundo”, enfatizou.