UNIGRAN

INSTITUCIONAL

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO
CURSOS LIVRES

PLATAFORMAS

Revista Transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura da Unigran - Interletras

ISSN Nº 1807-1597

Revista Transdisciplinar de Letras

Educação e Cultura da UNIGRAN

Sumário

Volume 5 - 23

MAR/SET (2016)

QUANDO AS PRÁTICAS SOCIAIS GUIAM A ESCOLA

Cristina Batista de Araújo.

Palavras Chaves: subjetivação, dispositivo, ensino.

SUBJETIVAÇÃO E ÉTICA DA EXISTÊNCIA: APONTAMENTOS PARA UMA ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA EM TEMPOS DE FACEBOOK

Carlos Renato Lopes.

Palavras Chaves: ética da existência; subjetivação; redes sociais

LÍNGUA E DISCURSO NAS CRENÇAS SUL-PANTANEIRAS: UM ITINERÁRIO

Paulo Eduardo Benites de Moraes.

Palavras Chaves:

DISCURSO MÍDIATICO E TECNOESPETÁCULO: APROXIMAÇÕES E DESLOCAMENTOS EM FOUCAULT E KELLNER

Clarissa Josgrilberg Pereira; Suelen de Aguiar Silva.

Palavras Chaves: Tecnoespetáculo. Mídia. Discurso.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Lilia Odete Nantes de Oliveira; Saulo França Brum; Giselle Cristina Martins Real.

Palavras Chaves: Qualidade do Ensino a Distância; Tecnologia; Políticas Educacionais

ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E PERSPECTIVAS NA INCLUSÃO

Silvana Lice Ferreira dos Santos; Solange Tieko Sakaguti; Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi.

Palavras Chaves: Ensino Superior, Avanços, Perspectivas

ALFABETIZAR LETRANDO: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO POR MEIO DOS TEXTOS LITERÁRIOS

Hércules Tolêdo Correa; Rosângela Márcia Magalhães.

Palavras Chaves: Alfabetização. Letramento Literário. Ensino Fundamental de Nove Anos.

ANÁLISE DO DISCURSO DE ESCRITOS EM CARTEIRAS E PAREDES DE SALA DE AULA

Jaber Aller Sater Gebara; Felipe Maciel dos Santos Souza.

Palavras Chaves: Ambiente escolar, grafite, pichação.

A NOÇÃO DE AUTOR NA OBRA: QUEM ME ROUBOU DE MIM? O SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE E O DESAFIO DE SER PESSOA

Dra.Cristiane Helena Parré Gonçalves.

Palavras Chaves: noção de autor, auto-ajuda, discurso

A PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE NITERÓI-RJ

Jéssica do Nascimento Rodrigues; Mary Rangel.

Palavras Chaves: produção textual escrita, ensino de Língua Portuguesa, educação básica

ARQUÉTIPOS E MITOS: FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE LITERATURA EM SALA DE AULA.

Fábio Gerônimo Mota Diniz.

Palavras Chaves: Literatura. Educação. Arquétipo.

MEMÓRIA E REFLEXÕES NA RECONSTITUIÇÃO DO ARQUIVO JOSÉ PEREIRA LINS

Luciano Primo da Silva Paulo Sérgio Nolasco dos Santos.

Palavras Chaves: Estudos Culturais, José Pereira Lins, Arquivo

O LETRAMENTO CRÍTICO-LITERÁRIO A PARTIR DA OBRA EL TÚNEL DE ERNESTO SABATO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Michelle Soares Pinheiro; Antonia Dilamar Araújo.

Palavras Chaves: Letramento crítico-literário. Leitura. Experiência docente.

O RISO E O DISCURSO POLÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT PARA O ESTUDO DO RISO COMO MATERIALIDADE DISCURSIVA

Waldênia Klésia Maciel Vargas Sousa; Eliane Marquez da Fonseca Fernandes.

Palavras Chaves: riso; enunciado; relações de poder.

PRÁTICAS LEITORAS NO IFRS/CAMPUS SERTÃO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO

Maire Josiane Fontana.

Palavras Chaves: Leitura. Letramento literário. Transformação social.

PROMETEU ACORRENTADO: UMA LEITURA DISCURSIVA DE RELAÇÕES DE PODER E RESISTÊNCIA

Elizandra Fernandes Alves* Janaína Senem; Michele Teixeira Passini.

Palavras Chaves: Discurso; Sujeito; Ésquilo; Poder; Resistência.

REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Rosângela Farias da Silva; Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi.

Palavras Chaves: Alfabetização; Leitura; Escrita; Processo Avaliativo.

RELAÇÕES CONFLITUOSAS NO ENSINO EM REGIÃO DE FRONTEIRA

Sílvia Mara de Melo; Adriana Stivanello; Sandra Maria Portilho da Silva; Luzia Bernardes da Silva.

Palavras Chaves: Ensino da Língua Portuguesa. Identidade. Historicidade.

UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE O SUJEITO-ALUNO DE LÍNGUA ESPANHOLA: LÍNGUA (RE)NEGADA

Élida Cristina de Carvalho Castillho; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.

Palavras Chaves: Discurso; Processo Identitário; Língua Espanhola.

UM OLHAR FOUCAULTIANO SOBRE A ESCRIT(UR)A DE SI: O PROFESSOR TERENA NA TELA DO BLOG

Ana Alice dos Passos Gargioni (PG-UFMS/REUNI); Vania Maria Lescano Guerra (UFMS/CNPq).

Palavras Chaves: identidade; blog; professores indígenas; escrita de si.

RELAÇÕES DE PODER NO ESPAÇO PENITENCIÁRIO: ENTRE O TRABALHADOR E O INTERNO

Evelyn Yamashita Biasi; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.

Palavras Chaves: Análise do Discurso; Relação de poder; Espaço carcerário.

unigran_logo

Centro Universitário da Grande Dourados

Fone: (67) 3411-4141

Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

CNPJ: 03.361.110/0001-77

Todos os direitos reservados

Estude na Unigran

ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
REDES SOCIAIS

UNIGRAN PRESENCIAL

REDES SOCIAIS

UNIGRAN EAD

EMECSelo IES