UNIGRAN
  • INSTITUCIONAL
  • GRADUAÇÃO
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    CURSOS LIVRES
  • PLATAFORMAS
  • Interletras

    ISSN Nº 1807-1597

    Revista Transdisciplinar de Letras

    Educação e Cultura da UNIGRAN

    Sumário
    Volume 5 - 23

    MAR/SET (2016)


    QUANDO AS PRÁTICAS SOCIAIS GUIAM A ESCOLA

    Cristina Batista de Araújo.

    Palavras Chaves: subjetivação, dispositivo, ensino.

    SUBJETIVAÇÃO E ÉTICA DA EXISTÊNCIA: APONTAMENTOS PARA UMA ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA EM TEMPOS DE FACEBOOK

    Carlos Renato Lopes.

    Palavras Chaves: ética da existência; subjetivação; redes sociais

    LÍNGUA E DISCURSO NAS CRENÇAS SUL-PANTANEIRAS: UM ITINERÁRIO

    Paulo Eduardo Benites de Moraes.

    Palavras Chaves:

    DISCURSO MÍDIATICO E TECNOESPETÁCULO: APROXIMAÇÕES E DESLOCAMENTOS EM FOUCAULT E KELLNER

    Clarissa Josgrilberg Pereira; Suelen de Aguiar Silva.

    Palavras Chaves: Tecnoespetáculo. Mídia. Discurso.

    EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Lilia Odete Nantes de Oliveira; Saulo França Brum; Giselle Cristina Martins Real.

    Palavras Chaves: Qualidade do Ensino a Distância; Tecnologia; Políticas Educacionais

    ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E PERSPECTIVAS NA INCLUSÃO

    Silvana Lice Ferreira dos Santos; Solange Tieko Sakaguti; Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi.

    Palavras Chaves: Ensino Superior, Avanços, Perspectivas

    ALFABETIZAR LETRANDO: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO POR MEIO DOS TEXTOS LITERÁRIOS

    Hércules Tolêdo Correa; Rosângela Márcia Magalhães.

    Palavras Chaves: Alfabetização. Letramento Literário. Ensino Fundamental de Nove Anos.

    ANÁLISE DO DISCURSO DE ESCRITOS EM CARTEIRAS E PAREDES DE SALA DE AULA

    Jaber Aller Sater Gebara; Felipe Maciel dos Santos Souza.

    Palavras Chaves: Ambiente escolar, grafite, pichação.

    A NOÇÃO DE AUTOR NA OBRA: QUEM ME ROUBOU DE MIM? O SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE E O DESAFIO DE SER PESSOA

    Dra.Cristiane Helena Parré Gonçalves.

    Palavras Chaves: noção de autor, auto-ajuda, discurso

    A PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE NITERÓI-RJ

    Jéssica do Nascimento Rodrigues; Mary Rangel.

    Palavras Chaves: produção textual escrita, ensino de Língua Portuguesa, educação básica

    ARQUÉTIPOS E MITOS: FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE LITERATURA EM SALA DE AULA.

    Fábio Gerônimo Mota Diniz.

    Palavras Chaves: Literatura. Educação. Arquétipo.

    MEMÓRIA E REFLEXÕES NA RECONSTITUIÇÃO DO ARQUIVO JOSÉ PEREIRA LINS

    Luciano Primo da Silva Paulo Sérgio Nolasco dos Santos.

    Palavras Chaves: Estudos Culturais, José Pereira Lins, Arquivo

    O LETRAMENTO CRÍTICO-LITERÁRIO A PARTIR DA OBRA EL TÚNEL DE ERNESTO SABATO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

    Michelle Soares Pinheiro; Antonia Dilamar Araújo.

    Palavras Chaves: Letramento crítico-literário. Leitura. Experiência docente.

    O RISO E O DISCURSO POLÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT PARA O ESTUDO DO RISO COMO MATERIALIDADE DISCURSIVA

    Waldênia Klésia Maciel Vargas Sousa; Eliane Marquez da Fonseca Fernandes.

    Palavras Chaves: riso; enunciado; relações de poder.

    PRÁTICAS LEITORAS NO IFRS/CAMPUS SERTÃO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO

    Maire Josiane Fontana.

    Palavras Chaves: Leitura. Letramento literário. Transformação social.

    PROMETEU ACORRENTADO: UMA LEITURA DISCURSIVA DE RELAÇÕES DE PODER E RESISTÊNCIA

    Elizandra Fernandes Alves* Janaína Senem; Michele Teixeira Passini.

    Palavras Chaves: Discurso; Sujeito; Ésquilo; Poder; Resistência.

    REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO

    Rosângela Farias da Silva; Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi.

    Palavras Chaves: Alfabetização; Leitura; Escrita; Processo Avaliativo.

    RELAÇÕES CONFLITUOSAS NO ENSINO EM REGIÃO DE FRONTEIRA

    Sílvia Mara de Melo; Adriana Stivanello; Sandra Maria Portilho da Silva; Luzia Bernardes da Silva.

    Palavras Chaves: Ensino da Língua Portuguesa. Identidade. Historicidade.

    UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE O SUJEITO-ALUNO DE LÍNGUA ESPANHOLA: LÍNGUA (RE)NEGADA

    Élida Cristina de Carvalho Castillho; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.

    Palavras Chaves: Discurso; Processo Identitário; Língua Espanhola.

    UM OLHAR FOUCAULTIANO SOBRE A ESCRIT(UR)A DE SI: O PROFESSOR TERENA NA TELA DO BLOG

    Ana Alice dos Passos Gargioni (PG-UFMS/REUNI); Vania Maria Lescano Guerra (UFMS/CNPq).

    Palavras Chaves: identidade; blog; professores indígenas; escrita de si.

    RELAÇÕES DE PODER NO ESPAÇO PENITENCIÁRIO: ENTRE O TRABALHADOR E O INTERNO

    Evelyn Yamashita Biasi; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.

    Palavras Chaves: Análise do Discurso; Relação de poder; Espaço carcerário.

    unigran_logo

    Centro Universitário da Grande Dourados

    Fone: (67) 3411-4141

    Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

    CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

    Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

    CNPJ: 03.361.110/0001-77

    Todos os direitos reservados

    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN PRESENCIAL

    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN EAD

    EMECSelo IES