
Sumário
Volume 5 - Nº 23
MAR/SET (2016)
• QUANDO AS PRÁTICAS SOCIAIS GUIAM A ESCOLA
Cristina Batista de Araújo.
Palavras Chaves: subjetivação, dispositivo, ensino.
Carlos Renato Lopes.
Palavras Chaves: ética da existência; subjetivação; redes sociais
Anderson Silva.
Palavras Chaves:
• LÍNGUA E DISCURSO NAS CRENÇAS SUL-PANTANEIRAS: UM ITINERÁRIO
Paulo Eduardo Benites de Moraes.
Palavras Chaves:
• DISCURSO MÍDIATICO E TECNOESPETÁCULO: APROXIMAÇÕES E DESLOCAMENTOS EM FOUCAULT E KELLNER
Clarissa Josgrilberg Pereira; Suelen de Aguiar Silva.
Palavras Chaves: Tecnoespetáculo. Mídia. Discurso.
• EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Lilia Odete Nantes de Oliveira; Saulo França Brum; Giselle Cristina Martins Real.
Palavras Chaves: Qualidade do Ensino a Distância; Tecnologia; Políticas Educacionais
• ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E PERSPECTIVAS NA INCLUSÃO
Silvana Lice Ferreira dos Santos; Solange Tieko Sakaguti; Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi.
Palavras Chaves: Ensino Superior, Avanços, Perspectivas
• ALFABETIZAR LETRANDO: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO POR MEIO DOS TEXTOS LITERÁRIOS
Hércules Tolêdo Correa; Rosângela Márcia Magalhães.
Palavras Chaves: Alfabetização. Letramento Literário. Ensino Fundamental de Nove Anos.
• ANÁLISE DO DISCURSO DE ESCRITOS EM CARTEIRAS E PAREDES DE SALA DE AULA
Jaber Aller Sater Gebara; Felipe Maciel dos Santos Souza.
Palavras Chaves: Ambiente escolar, grafite, pichação.
Dra.Cristiane Helena Parré Gonçalves.
Palavras Chaves: noção de autor, auto-ajuda, discurso
Jéssica do Nascimento Rodrigues; Mary Rangel.
Palavras Chaves: produção textual escrita, ensino de Língua Portuguesa, educação básica
• ARQUÉTIPOS E MITOS: FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE LITERATURA EM SALA DE AULA.
Fábio Gerônimo Mota Diniz.
Palavras Chaves: Literatura. Educação. Arquétipo.
• MEMÓRIA E REFLEXÕES NA RECONSTITUIÇÃO DO ARQUIVO JOSÉ PEREIRA LINS
Luciano Primo da Silva Paulo Sérgio Nolasco dos Santos.
Palavras Chaves: Estudos Culturais, José Pereira Lins, Arquivo
Michelle Soares Pinheiro; Antonia Dilamar Araújo.
Palavras Chaves: Letramento crítico-literário. Leitura. Experiência docente.
Waldênia Klésia Maciel Vargas Sousa; Eliane Marquez da Fonseca Fernandes.
Palavras Chaves: riso; enunciado; relações de poder.
• PRÁTICAS LEITORAS NO IFRS/CAMPUS SERTÃO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Maire Josiane Fontana.
Palavras Chaves: Leitura. Letramento literário. Transformação social.
• PROMETEU ACORRENTADO: UMA LEITURA DISCURSIVA DE RELAÇÕES DE PODER E RESISTÊNCIA
Elizandra Fernandes Alves* Janaína Senem; Michele Teixeira Passini.
Palavras Chaves: Discurso; Sujeito; Ésquilo; Poder; Resistência.
• REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Rosângela Farias da Silva; Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi.
Palavras Chaves: Alfabetização; Leitura; Escrita; Processo Avaliativo.
• RELAÇÕES CONFLITUOSAS NO ENSINO EM REGIÃO DE FRONTEIRA
Sílvia Mara de Melo; Adriana Stivanello; Sandra Maria Portilho da Silva; Luzia Bernardes da Silva.
Palavras Chaves: Ensino da Língua Portuguesa. Identidade. Historicidade.
• UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE O SUJEITO-ALUNO DE LÍNGUA ESPANHOLA: LÍNGUA (RE)NEGADA
Élida Cristina de Carvalho Castillho; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.
Palavras Chaves: Discurso; Processo Identitário; Língua Espanhola.
• UM OLHAR FOUCAULTIANO SOBRE A ESCRIT(UR)A DE SI: O PROFESSOR TERENA NA TELA DO BLOG
Ana Alice dos Passos Gargioni (PG-UFMS/REUNI); Vania Maria Lescano Guerra (UFMS/CNPq).
Palavras Chaves: identidade; blog; professores indígenas; escrita de si.
• RELAÇÕES DE PODER NO ESPAÇO PENITENCIÁRIO: ENTRE O TRABALHADOR E O INTERNO
Evelyn Yamashita Biasi; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.
Palavras Chaves: Análise do Discurso; Relação de poder; Espaço carcerário.
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

