11/05/2021 Atualizado há 1 mes(es)

PIBIC abre edital e potencializa pesquisadores na Unigran Capital

Docentes podem se inscrever para vinculação ao PIBIC

Estão abertas para docentes no Centro Universitário Unigran Capital, as inscrições de submissão de propostas para vinculação ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e devem ser feitas até o dia 25 de maio. Para os acadêmicos interessados o edital completo com o cronograma de datas já pode ser consultado.

A pesquisa e a ciência estão presentes em tudo, como um novo sistema, um novo equipamento, a cura de uma doença, um novo instrumento, descoberta de fontes de energia renováveis entre outros. O PIBIC é a melhor ferramenta de iniciação em pesquisas que podem trazer avanços pontuais e promovam questionamentos e um comprometimento com a formação cidadã.

Segundo o Diretor de Pesquisa da Unigran Capital, o Professor Me. José Alexandre dos Santos, a pesquisa docente é essencial para o desenvolvimento da humanidade e considera como ponto de partida para a inovação nas diversas áreas do conhecimento. Ele pontua ainda que a pesquisa traz soluções inteligentes que causam impactos nas diversas camadas da sociedade para pessoas e organizações.

“É importante que os docentes desenvolvam pesquisas e fomentem o interesse dos estudantes em pesquisar, para que no futuro, tenhamos mais pesquisadores que produzam e contribuam para o aumento do conhecimento em prol da melhoria da sociedade em todos os seus aspectos'', enfatizou.

Há uma grande importância para a Unigran Capital, ter seus docentes participando de maneira efetiva visando despertar a vocação científica dos acadêmicos e incentivando talentos potenciais, mediante a  contribuição  para  as  práticas   educativas.

Ter professores pesquisadores é um diferencial da Unigran Capital, pois isso possibilita a produção de conhecimento para testar teorias por meio de pesquisas, ampliando a capacidade de atuação de conhecimentos metodológicos. O Professor Me. José Alexandre incentiva os docentes no desenvolvimento de pesquisas, pois o DNA da Unigran Capital é de uma instituição inovadora e empreendedora. “Temos a necessidade de manter um quadro docente de pesquisadores em constante evolução e produção de conhecimento, pois o caminho para todos esses avanços parte muitas vezes do universo acadêmico por meio da pesquisa docente e do engajamento dos estudantes e da sociedade'', finalizou.

Cronograma do Edital

Período de inscrições de propostas de projetos de pesquisa docente para vinculação ao PIBIC - 11/05 a 25/05/2021

Deferimento de inscrições dos projetos inscritos - 01/06/2021

Prazo de recursos ao indeferimento das inscrições - 01 e 02/06/2021