04/06/2021 Atualizado há 1 mes(es)

Jornada Internacional de Psicologia e Saúde Mental

Evento realizado por meio da parceria entre Unigran Educacional, Instituto Piaget e Rede Consultoria reuniu docentes e pesquisadores do Brasil e de Portugal

No dia 22 de maio de 2021, se realizou o último módulo da Jornada Internacional de Psicologia e Saúde Mental, construída e realizada por meio da parceria Unigran Educacional (Brasil), Rede Consultoria (Portugal) e Instituto PIAGET/Viseu (Portugal)

O encontro aconteceu em formato remoto, de fevereiro a maio de 2021, e neste último módulo contou com a apresentação de trabalhos e pesquisas realizadas em Viseu (Portugal), Campo Grande e Dourados (Brasil), com apresentações de acadêmicas e acadêmicos que realizaram essas atividades.

Os temas abordados por professores e alunos de Portugal foram: Satisfação Holística com a Vida; Percepção da Saúde Organizacional; Perturbações psicológicas no trabalho; e, Riscos Psicossociais no Trabalho.

Já os trabalhos da Unigran, orientados pelos professores Jucimara Zacarias, Fernando Faleiros e Letícia Silva foram os seguintes: Saúde Psíquica e Qualidade de Vida de Estudantes; Transtornos Mentais relacionados ao trabalho; Bem-estar Psicológico e Saúde Mental dos Estudantes; e, Saúde Ocupacional da Mulher

O evento contou, ao longo dos 5 módulos, com 22 palestrantes, 1073 participantes inscritos de 5 diferentes países (Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde), representando mais de 12 instituições de ensino diferentes.

Leila Ribeiro, da Rede Educacional, parabenizou as instituições e disse que a iniciativa “elevou o nível da educação e permitiu partilhar e construir caminhos em conjunto, mesmo com os desafios que o período tem nos imposto”.

Já o Professor Paulo Alves, do Instituto Piaget, comentou que o evento “nos desafio a ter a capacidade de compreender o paradoxo da vida, pois a pandemia e a as provações que ela trouxe, ainda assim permitiram trazer à tona a criatividade do ser humano com interações de altíssima qualidade” e complementou “saibam que em Viseu – a cidade-jardim de Portugal – vocês tem um casa que os espera de braços abertos”.

Professor Fernando agradeceu “a receptividade, disponibilidade e prontidão de todos os parceiros, palestrantes e participantes da Jornada”, tratou da reciprocidade do processo de internacionalização – no qual a Unigran espera também receber alunos e professores de Portugal tão logo seja possível – e abordou a grandeza do evento citando Manoel de Barros o qual dizia que “as coisas que não têm dimensões são muito importantes, a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós”

SOBRE AS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

UNIGRAN 

A Unigran Educacional tem mais de 40 anos de história e está presente no Brasil e no exterior com unidades em 13 países. Os cursos presenciais são oferecidos em Campo Grande e Dourados, em Mato Grosso do Sul - Brasil. 

Em 2006 a UNIGRAN deu início aos seus cursos na modalidade EAD (Ensino a Distância) com apenas quatro graduações. A oferta foi ampliada ao longo dos anos, chegando ao número de 36 cursos de graduação EAD, mais de 40 cursos de pós-graduação e cursos livres oferecidos em mais de 160 polos no Brasil, nos Estados Unidos, no Japão e em dez países da Europa (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal e Suíça). Transcendendo as limitações físicas de uma sala de aula, o aluno da Unigran EAD tem a liberdade para escolher seus horários e locais de estudo. O estudante do ensino à distância é sujeito ativo no processo de aprendizagem e ainda conta com o apoio de uma equipe de professores especialistas, mestres e doutores que lhe asseguram educação de excelência. 

REDE EDUCACIONAL

A Rede Educacional tem por missão promover a cooperação entre instituições educacionais; organizar eventos com cunho investigativo para criação de uma rede de conhecimento nacional e internacional; divulgar os resultados dos estudos realizados pela rede; capacitar e apoiar cidadãos e empresas para a educação ao longo da vida; proporcionar a qualificação empreendedora junto aos polos de ensino e outras instituições educacionais e prestar serviços para a comunidade através de consultoria nas áreas educacional e ambiental. Tem parceria neste âmbito o Instituto Jean Piaget de Viseu. 

Atua como gestora de Polos de Educação a Distância em Porto e Faro, Portugal, representando a Unigran, Brasil, há mais de ano de forma a atender brasileiros e outros, com a demanda de formação e integração profissional em Portugal. É associada à APEMETA, Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, a fim de contribuir para disseminação de práticas sustentáveis e empreendedoras, conforme suas áreas de atuação. Desenvolve formações em tecnologias educacionais dentre outras áreas de formação em plataforma própria de ensino a distância e tem como parceria o Instituto Politécnico Jean Piaget de Benguela, Angola.

INSTITUTO PIAGET DE VISEU

O Instituto Piaget é uma instituição de Ensino Superior que nasceu em 1979. Cooperativa, sem fins lucrativos, direcionada para o desenvolvimento humano, integral e ecológico, tem 40 Anos de existência. O Sonho e o Projeto “Piaget”, hoje presente em três continentes e seis países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal) nasceu através de uma comissão liderada por António de Oliveira Cruz, natural de Bigas, Freguesia de Lordosa, Concelho de Viseu. Seguindo de perto o princípio de que “o aluno é o verdadeiro protagonista de uma caminhada autoconstruída”, todo o empenho institucional tem estado centrado no estudante, no sentido de se lhe confirmarem os conhecimentos e as competências necessárias para o exercício de uma profissão, assim como à elevação do desenvolvimento pessoal. Em Viseu, o Instituto Piaget existe desde 1993, há 27 anos no Alto do Gaio, na freguesia de Lordosa. 

JORNADA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA