06/10/2020 Atualizado há 17 dia(s)

Acadêmicos de enfermagem tiveram atuação na linha de frente na prevenção da Covid-19

Coordenadora do Curso de Enfermagem recebe moção elogiosa em nome da Reitoria

Curso de Enfermagem da Unigran Capital participou dos atendimentos do Polo da Covid-19 no Parque Ayrton Senna com os acadêmicos do Estágio Supervisionado. Os atendimentos no polo começaram no início da Pandemia no Estado, e encerrou suas atividades no dia 30 de setembro. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU) a demanda do polo será absorvida pelas unidades de saúde.

Foi realizada uma solenidade de finalização das atividades desenvolvidas no Polo, com a entrega de uma Moção Elogiosa a todos os Colaboradores e Parceiros do Evento. A Coordenadora do Curso de Enfermagem participou deste fechamento em nome da Parceria com o Centro Universitário Unigran Capital e recebeu moção elogiosa em nome da Reitora Mariana Zauith. A organização das atividades do Polo Covid-19 no Parque Ayrton Senna era coordenada pela Sesau e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Para a Professora Karina Alvarenga Coordenadora do Curso de Enfermagem a formação dos alunos exige uma relação direta com a prática da profissão em conjunto com o ensino de excelência para poder estar próximo da realidade da demanda de saúde da população. “Essa experiência afirma que o enfermeiro é responsável pela saúde da sociedade e essa é a proposta da Unigran para os nossos acadêmicos”. Afirma a coordenadora que acompanhou os estudantes durantes os atendimentos e pontuou como essa experiência marca o compromisso dos futuros profissionais nesse momento de grande importância no processo para a realizar a prevenção de riscos e agravos à saúde.

Os acadêmicos começaram a participar no dia 10 de agosto, quando foi autorizada a presença de estudantes, eles tiveram atuação na linha de frente dos atendimentos a população, ao todo foram oito acadêmicos voluntários do curso de Enfermagem que participaram dos atendimentos no polo. A rotina era intensa, eles atuavam todos os dias e semanalmente eram testados para controle interno das equipes.

Com a finalidade de receber pacientes com sintomas da Covid-19 no Polo, o local era reservado para realização de triagem, testes rápidos e coleta do swab para detecção da doença. Ao todo foram realizados mais de 40 mil atendimentos no polo, sendo 130 encaminhados diretamente ao hospital para realização de atendimentos mais efetivos.

ENFERMAGEM