17/12/2020 Atualizado há 2 mes(es)

Acadêmicos criam podcast e site para falar sobre o mundo da Administração

Confira a entrevista e conheça o podcast ‘Qual é o seu Elefante?’ dos acadêmicos de Administração da Unigran Capital

O podcast é uma mídia que tem 16 anos e cresce a cada dia, ao ponto de 2020 ser chamado o ano do podcast. Com a pandemia e o cancelamento de shows e eventos, a mídia teve um salto e, além do crescimento no número de podcasts sendo produzidos, também há um enorme volume de negócios sendo gerados. 

Seguindo a tendência, os acadêmicos do curso de Administração do Centro Universitário Unigran Capital, criaram o podcast ‘Qual é o seu elefante?’.  O podcast tem a participação de vários acadêmicos do curso, professores e discute o mundo da Administração de maneira simples e descontraída. Nesta primeira temporada, entre os temas estão: como aprendemos; como são feitas as escolhas; soft skills; ansiedade entre outros assuntos. O podcast também traz curiosidades e muitas referências de livros, séries, canais no youtube e outras mídias para quem quer aprender mais sobre os temas.

O projeto é uma iniciativa totalmente dos alunos do curso, que surgiu como proposta de extensão. A ideia nasceu ainda em 2018, com a acadêmica Nayara de Jesus Benitez (atualmente no 8° semestre), que  apresentou a proposta à coordenação do curso, mas o projeto foi sair do papel mesmo neste ano, graças ao apoio do acadêmico Alexandre Perez Barbosa (4° semestre). O podcast também conta desde o começo com a participação da acadêmica Denise Bathel (8° semestre) e da Prof. Higya Merlim, como apoiadora da iniciativa.

De acordo com o coordenador do curso de Administração da Unigran Capital, prof. Dr. Fabiano Dotto, os acadêmicos possuem liberdade para escolher os temas baseados em questões que acreditam complementarem os conteúdos programáticos do curso ou mesmo instigar novas reflexões sobre o futuro da profissão.

“A linguagem do acadêmico é amplamente tecnológica e o futuro bacharel em administração tem entre suas habilidades mais requisitadas a da comunicação e relacionamento interpessoal. Essas plataformas permitem a ele compartilhar suas experiências com a comunidade, assim como construir laços com jovens que ainda estão procurando sua identidade profissional”, destaca Dotto.

Confira a entrevista com os acadêmicos Nayara, Alexandre e Denise, alunos que produzem o podcast.

Unigran Capital: Fale um pouco mais sobre o podcast e o site do curso de Administração da Unigran Capital. Como surgiram essas ideias? 

Acadêmicos: O podcast surgiu como parte de um sonho de incentivar os acadêmicos a lerem mais, e a fazer a conexão entre o conhecimento científico e a comunidade, já idealizado pela Nayara desde 2018. Mas cada atividade que a gente precisa fazer dentro do programa engloba algumas matérias. E o mais louco é que fazemos coisas que nem estão próximas a nossa grade, como lidar com as redes sociais, fazer artes, procurar boas plataformas para publicação em massa e também organização das faixas de áudio, e a lista segue.

Já o site veio como suporte ao podcast e no fim ganhou a notoriedade de ser o website do Curso de Administração. E o mais interessante é que partiu da necessidade que nós vimos logo no começo da jornada de gravação do primeiro episódio do podcast.

Depois disso eu fui evoluindo e estudando mais sobre como deixar o site mais dinâmico e agradável ao visitante. Mudanças vieram e até a Oficina feita pelo 4° semestre foi incluída numa página do site. Lá fui colocando todo material que fizemos como ebooks, vídeo aulas e uma planilha para controle financeiro pessoal.

Outras iniciativas do curso ganharam seu espaço no site ‘Qual é o Seu Elefante?’, como a Feira das Profissões e o SEMPREE. Uma frase que surgiu na gravação do nosso último episódio foi “a marca ‘Qual é o Seu Elefante?’ Agora, é um guarda chuva que abriga o site, o Podcast, nossas redes sociais e futuros projetos”.

Ouça o podcast no Spotify

Unigran Capital: Como são os temas e a escolha dos entrevistados no podcast? 

Acadêmicos: No início do segundo semestre de 2020 fizemos brainstormings para tirar o projeto do papel e sugestões de vários colegas foram tomadas como base do que nosso público alvo gostaria de ouvir. 

O planejamento inicial era de 5 episódios, mas acabamos com 7, sendo 3 extras, queríamos mostrar outros lados da Administração, e transmitir para nosso público aquilo que aprendemos dentro e fora da sala de aula, que a Administração está em tudo e para isso, nada melhor que especialistas nos assuntos abordados e pessoas que só suas experiências já valeriam todo o tempo de gravação com a liberdade de participação dos convidados que gravar com o Google Meet  nos possibilitou. 

Unigran Capital: Quais são os aprendizados obtidos em mídias como o podcast e o site durante a graduação? 

Acadêmicos: Não são poucas as oportunidades que tivemos dentro do podcast de rir e aprender. Tornar um tema, que pode até gerar um olhar torto como ‘Soft Skills’ ou ‘Ansiedade’, em um episódio cheio de risadas e pedidos para ir morar no Canadá é uma das várias experiências que tivemos nesse semestre. Quando o chamado ‘off the scene’ inicia (que é quando as câmeras e o microfone estão desligados) e o mesmo clima de risos e aprendizado continua não tem como não curtir, se isso não justifica cada episódio ter no mínimo uma hora e meia e a gente fazer cortes, não sei mais o que é um elefante.

Unigran Capital: Como está sendo a experiência de desenvolver um podcast? 

Acadêmicos: Superou o que imaginávamos. É uma ótima oportunidade de exercitar competências e habilidades que normalmente não seriam associadas ao curso de administração, são horas de gravação, de preparação, de arte, roteiro, ensaios, oratória, e de mover geladeira que eu não queria que aparecesse.

Unigran Capital: Como tem sido o retorno das pessoas que escutam? Já está atingindo a comunidade externa? 

Acadêmicos: Quando alguém comenta uma frase do meio de um episódio que gostaram, mexe com o coração. Dá o gás pra continuar, até por que fazer só por horas complementares deixaria cada episódio longo e chato. Temos ouvintes de 7 estados do Brasil, e até mesmo pessoas de outros 6 países, incluindo a Turquia, Rússia e Singapura, recebemos feedbacks de amigos e conhecidos através das redes sociais, e claro nossa família, que sempre escuta, querendo ou não (risos). No geral são feedback muito positivos, apreciando a iniciativa, ainda não temos haters (infelizmente).

Unigran Capital: Como é a rotina de produzir um podcast? 

Acadêmicos: Pela rotina ser corrida, todo o processo é colaborativo e quando um de nós lança uma ideia, os outros complementam, e por ser colaborativo inteligência emocional é palavra de ordem, para bom o funcionamento é preciso que todos abram mão de algo em algum momento.

Unigran Capital: Tem que definir tema, pesquisa, convidados, roteiro, edição, como tem sido planejar tudo isso e colocar o podcast no ar?

Acadêmicos: Ouvimos e consumimos diversos tipos de conteúdo que  agregam, e funcionam como base e inspiração para produzirmos, as artes, roteiros, edição e até efeitos sonoros, no final acabamos produzindo uma colcha de retalhos, ou partes de um elefante, que reflete um pouco a personalidade de cada um. 

Pega uma referência ali, escreve roteiro aqui, convida outros amigos para participar no privado, manda pra mãe testar a nova página do site pra ver se tá de boa de ler e assim segue, o Podcast virou ‘o assunto para falar na rodinha dos amigos’ (rodinha entre aspas porque mantemos distanciamento social).

Temos um planejamento e uma agenda (também ferramenta google) do podcast, fazemos meet semanais, e nos programamos inicialmente para lançar episódios quinzenais (quando a Lei de Murphy permite), mas nos comunicamos diariamente sempre que encontramos alguma ideia e/ou referência, no final das contas estamos sempre pensando “tudo vira podcast agora”.

Unigran Capital: O podcast vai continuar em 2021? Terá novidades? 

Acadêmicos: Com certeza! Muitas novidades vêm por aí. Nossa expectativa é de novos participantes (ou melhor, sangue novo) na equipe, com egressos e calouros com muita energia para dar uma esquentada. Também uma lista com temas que são tendência para trabalhar no formato mais científico e com convidado, mas estamos idealizando também, um formato diferente, que seja de menor duração, parte da série Tempestando. Queremos trazer mais episódios com egressos como foi o “Escolhas”, onde eles compartilham experiências que tiveram no mercado de trabalho.

Queremos aumentar nossa presença online, através das redes sociais como o Tik Tok da vida. A esperança é conquistar o coração da morena (CG City) com a voz.

Unigran Capital: Para finalizar, faça o convite para todo mundo ouvir o podcast.

Acadêmicos: Ouçam nosso Podcast, está em 9 plataformas diferentes, podem procurar a gente para sugestões, deixar uma mensagem de voz pelo Anchor ou para elogiar e participar da equipe.

Afinal… de onde surgiu a ideia que se transformou no podcast Qual é o Seu Elefante? e qual a explicação para esse nome? 

Alexandre Barbosa: A ideia como já falado, é parte do sonho da Nayara de ter um ‘club do livro’. Agora como a ideia de um club do livro chegou até a ideia de um podcast, isso deve ser ouvido claro no nosso episódio que é meio metalinguístico, e o nome é esse mesmo. Nesse episódio falamos um pouco sobre nós, a história por trás do podcast, e risos, muitos risos. (Ouçam esse episódio e concordem comigo que a Nayara é a mais panda de todos nós  ¯\_(ツ)_/¯ )

------

Link para o episódio que explica a história de elefante.

Ouça o podcast no Spotify e siga as redes sociais: 

Instagram 

Twitter

ADMINISTRAÇÃO