29/06/2018 08:19

Idosos do Cachoeirinha participam de atividades físicas ministradas por acadêmicos de Educação Física

Acadêmicos montam circuito funcional para idosos do Cachoeirinha

A prática da atividade física na terceira idade é uma das intervenções mais eficientes para se obter um melhor estilo e qualidade de vida. E, com esse intuito, toda segunda-feira é dia de atendimento à comunidade idosa no Centro de Referência de Assistência Social – Cras do Cachoeirinha. Os acadêmicos de Educação Física da UNIGRAN realizam atividades de avaliação física, prescrição e orientação de exercícios físicos, como atividades recreativas, alongamento, circuito funcional, entre outros, além de palestras de orientação à população.

A ação faz parte do Estágio Supervisionado, sob a orientação da professora Luciara Severo. A atuação na área da saúde é um dos trabalhos do profissional de educação física. “Trabalhamos a parte de reflexo, força muscular, equilíbrio, aumento de massa muscular. Então, com o decorrer dos anos, passamos por um processo fisiológico irreversível, mas com a atividade física pode-se amenizar a velocidade com que se processam as modificações nos sistemas, tentamos evitar que esses problemas evoluam”, afirma a professora.

Nilza Jesus dos Anjos Santana, pedagoga e coordenadora do Cras Cachoeirinha, garante que a atividade tem um impacto social muito grande. “A partir do momento que os idosos começam a sair da vida sedentária é perceptível a melhoria na qualidade de vida deles. Os próprios relatos deles revelam que, a partir do momento que eles começaram a participar, diminuíram a procura pelo médico na unidade de saúde”, revela.

São atendidos em torno de 20 idosos da comunidade. Para a coordenadora, é uma parceria essencial. “Eles liberam os hormônios da alegria, chegam felizes, falam muito bem das atividades, observamos que eles não faltam, pode estar chuva ou frio, eles gostam mesmo”, menciona.

Prova disso é a dona Neuza de Souza Brito, 69 anos, que participa do projeto desde o início. A aposentada conta que quando construiu o Cras já começou a frequentar as ações, além de fazer parte do Conselho Gestor do Cras, como membro ativa. “É muito importante praticar esses exercícios, principalmente na nossa idade. Eu ainda faço caminhada, além do baile de máscara, festa junina, passeio, gosto muito de dançar. Estamos felizes da vida porque praticamos essas atividades físicas com os acadêmicos e a professora Luciara”, comemora.

Mas o projeto também beneficia a formação profissional e social dos estudantes. A acadêmica do 7º semestre de Educação Física, Gabriela Pina Pradela, conta que, com essa comunidade, são montadas atividades com exercícios que eles conseguem fazer, pois alguns têm mais dificuldade e resistência que os outros. “Tentamos montar de um jeito que todos possam participar e sair daqui satisfeitos. De uma forma que possamos trazer atividade física de uma forma lúdica, um alongamento, uma brincadeira”, aponta.

Colocar em prática o que aprendem na teoria. “Saímos mais preparados, com outra visão. É uma ótima oportunidade, pois conviver com esses idosos, ganhamos o dia vendo a felicidade deles”, enfatiza.

Serviço

Quer participar? Toda segunda-feira, das 7hs às 8hs no Cras do Cachoeirinha, que fica na rua Eulália Pires. O contato para mais informações é (67) 3411-7138 / 98468-8172 ou cras.cachoeirinha@hotmail.com.

Comentários

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran