21/06/2018 08:36

Em atividade prática, acadêmicos aprendem benefícios e receitas com a biomassa da banana verde

A aplicabilidade e funcionalidade da biomassa melhora o trânsito intestinal e contribui no controle glicêmico

Egresso da UNIGRAN ministra aula prática sobre a biomassa da banana verde

Uma das melhores bases para preparar receitas doces ou salgadas no dia a dia, de forma saudável, a biomassa de banana verde é uma preparação simples que é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal. Em uma aula prática diferente, os acadêmicos do 1º semestre de Nutrição da UNIGRAN aprenderam a aplicabilidade e funcionalidade desta biomassa.

A atividade especial faz parte da disciplina de Bioquímica, que abordou o tema 'Carboidratos - Amido Resistente', sob a orientação da professora Patricia Cintra. O convidado para ministrar a aula foi o professor e nutricionista Vagno França Hajj.

Na prática, foram desenvolvidas receitas doces e salgadas, como: bolo de cacau com biomassa, pão de biomassa de banana verde com gergelim, patê com biomassa de banana verde, nhoque de biomassa sem glúten, salpicão de frango com biomassa, estrogonofe de frango com biomassa, massa de panquecas de biomassa e mousse de maracujá.

A banana verde é fonte de amido. Conforme a professora responsável, “esta biomassa é um alimento considerado prebiótico, ou seja, rico em fibras, não é absorvido, melhora o controle glicêmico, por exemplo, sendo uma possibilidade de uso para pessoas que não podem ingerir alimentos com muito açúcar, como quem tem diabetes tipo 2”.

É uma biomassa fácil de manipular, o que é uma possibilidade para ser utilizada em vários pratos. “Ela tem o carboidrato, com a função de alimento prebiótico, então segue a ideia de alimento funcional. São receitas fáceis de preparar, relativamente baratas, as pessoas em casa podem fazer, e ainda, melhora a saúde, por ajudar na melhora do trânsito intestinal”, afirma Patricia Cintra.

Geovana Mattos, acadêmica 1º semestre de Nutrição, considera que a atividade prática foi interessante para conhecer as opções. “A aula veio como um complemento, porque na hora de atendermos uma pessoa podemos dar diversas opções, é uma forma de complementar cardápio, um diferencial”, menciona.

Benefícios e receitas com a biomassa da banana verde

O professor convidado, egresso da Instituição, desenvolveu algumas receitas e adaptou outras para a aula. Hajj fez o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema e hoje, ministra aulas no Senac na área de panificação e desenvolvimento de produtos.

O foco principal da biomassa, que está relacionado à Nutrição, segundo Vagno, é o amido resistente no processo de digestão, que traz benefícios como o controle glicêmico e dos triglicérides, regulando o colesterol, rico em nutrientes e é um alimento funcional.

“Além dessas propriedades benéficas, ainda tem a singularidade de acrescentar e somar nas receitas, dá volume sem alterar no gosto do alimento, pois é uma biomassa neutra de sabor. Pode até mesmo substituir a farinha de trigo, somando às farinhas que não têm glúten, como farinha de arroz, a fécula de batata, que vão fazer a vez do trigo”, cita.

Há três tipos de biomassa que se pode processar: da banana inteira, da polpa ou somente da casca. Vagno França Hajj indica a banana da terra no preparo da biomassa, pois possui muitos nutrientes. “Utilizando bananas extremamente verdes com a casca, naturais, de produção orgânica, sem receber tratamento de maturação, deve ser feita a higienização e enxaguar bem, colocar na panela de pressão e cobrir de água filtrada, levar ao fogo e, após cerca de 10 minutos de pressão, desligar e deixar descansar até perder a pressão. Bater no processador ainda quentes, acrescentando água até ficar um creme firme. Depois, só separar as porções. Armazenar até três dias na geladeira, já no freezer pode ser guardada até 90 dias. Para o preparo das receitas, levar ao fogo até pegar o ponto de creme novamente”, explica.

Receita do Pão de Biomassa da Banana Verde com Gergelim

Ingredientes: 4 ovos; 120g ou ¾ de xícara (chá) de farinha de arroz; 60g ou ½ xíc. (chá) de polvilho doce; 125g ou ½ xícara (chá) de biomassa da banana verde – ponto de pomada; 35g ou ¼ xícara (chá) de fécula de batata; 25g ou ¼ xícara (chá) de linhaça triturada; 60 ml ou ¼ xícara (chá) de óleo; 1 colher (sopa) de fermento químico; 1 colher (café) de sal e gergelim para decorar.

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes secos e reservar; bater todos os líquidos no liquidificador; depois em uma tigela ou batedeira colocar tudo e misturar bem; colocar em forma de pão untada e, por último, polvilhar o gergelim. Assar em forno pré-aquecido a 180º por, aproximadamente, 40 minutos.

Comentários

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran