01/06/2017 08:03

Gastronomia da UNIGRAN apresenta pratos da culinária nacional

Durante a ação, o público contou com a degustação dos pratos típicos

Os acadêmicos do 1º semestre de Gastronomia da UNIGRAN apresentaram pratos da culinária nacional na exposição “Brasil de todos os Sabores”. Cada grupo ficou responsável por trazer comidas típicas de cada uma das cinco regiões do país – Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Sul – mostrando toda a parte histórica e cultural.

A atividade foi elaborada pela professora Jane Lima na disciplina de “História, Patrimônio e Gestão Organizacional”, com o intuito de proporcionar uma vivência dentro do contexto gastronômico e cultural das regiões do país. “Juntamos a parte histórica do nosso patrimônio, pois a cultura brasileira é muito rica e também trazemos a parte prática através da Gastronomia, sempre ressaltando a cultura de cada região”, afirma a professora.

Cada grupo ficou responsável por apresentar de dois a três pratos da sua região, como, por exemplo, a rapadura da região Nordeste, a cuca do Sul, o caldo de peixe do Norte, na região Centro-Oeste o grupo levou a sopa paraguaia e do Sudeste apresentaram pizza, pão de queijo e outros pratos. “Os estudantes destacaram os costumes e tudo que envolve a receita desses pratos dentro do contexto histórico”, menciona.

De acordo com Jane Lima, o olhar voltado para a gastronomia internacional é muito comum, a França é considerada o berço da Gastronomia, a proposta do trabalho é valorizar a cultura local. “Se olharmos o contexto histórico, tudo na França aconteceu há muito mais tempo, aqui isso tem se modificado muito, atualmente observamos um aumento até mesmo dos cursos superiores na área e isso contribui muito para o enriquecimento da Gastronomia. Nós aqui da UNIGRAN trazemos esse amadurecimento da proposta profissional, quanto mais profissionais formados, mais pessoas pensando na cultura e na gastronomia brasileira”, enfatiza.

O grupo do acadêmicos Gilson Cortez representou a região Nordeste e apresentou pratos típicos como o Bolo de Cuba, feito com mandioca fermentada, a paçoca de carne seca e a cachaça. “O Nordeste é muito rico, eles possuem muitas festas, muitas referências na música e na culinária e em toda a cultura. Foi muito legal essa atividade, aprendemos o porquê que tal comida existe no nordeste, a época da colonização, de onde veio determinado prato, a parte histórica de cada comida”, ressalta.

O estudante destaca que muitas vezes o brasileiro não sabe qual comida é verdadeiramente brasileira. “É interessante aprendermos a comida dos índios, como a tapioca, outras vieram de outras culturas, a feijoada é uma invenção africana, até que foi evoluindo se tornando esse prato tão típico no Brasil. O curso de Gastronomia está sendo maravilhoso, justamente por agregar esse conhecimento”, finaliza Gilson Cortez.

Comentários

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran