23/05/2017 08:11

Jornada de Pedagogia da UNIGRAN fala sobre direito à educação

Evento começa na quinta-feira (25) e termina no sábado (27), no Ginásio “Jorjão”, onde acontece o ‘IX Dia Mundial do Bri

Coordenadora do curso de pedagogia explica as inspirações para escolher o direito à educação como temática central

Tendo como tema principal o direito à educação, a UNIGRAN abre na próxima quinta-feira (25) a XXIII Jornada de Pedagogia, com diversos minicursos e palestras que tratam da importância da educação durante a infância e o impacto positivo para o indivíduo no futuro e, consequentemente, para a sociedade. No sábado o evento acontece nas dependências do Ginásio “Jorjão”, onde será realizada a 9ª edição do ‘Dia Mundial do Brincar’.

Conforme a coordenadora do curso, Elizabete Velter Borges, desde o início deste ano, quando o colegiado iniciou os preparativos para a semana acadêmica, vislumbraram a oportunidade de tratar do acesso à educação e seus reflexos na formação do indivíduo.

“Após decidirmos a temática, os professores passaram a trabalhar conteúdos do gênero com os acadêmicos, com trabalhos e leituras visando contextualiza-los com a proposta. Nosso objetivo não é apenas realizar um evento no qual os alunos se inscrevem para obter um certificado com 40 horas, mas sim uma oportunidade para todos refletirem sobre a relevância da educação e aplicarem isso de alguma forma no seu futuro profissional. Normalmente temos a aspirações de melhorarmos o poder aquisitivo, a qualidade de vida, etc, mas é fundamental lembrar que nada disso pode ser alcançado sem os devidos alicerces da educação”, explicou.

Personagem

Para tanto utilizaram como personagem a história e obra da paquistanesa Malala Yousafzai, jovem de 19 anos, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2014 e uma das maiores ativistas contemporâneas na luta pelos direitos humanos, das mulheres e pelo acesso à educação. Malala ganhou notoriedade internacional ao romper paradigmas sociais e culturais em seu país de origem, onde em diversas regiões as mulheres são proibidas de irem à escola.

Em 2012, quando tinha apenas 15 anos, a precoce militante, que já defendia veementemente e abertamente suas convicções, sofreu um atentado, cuja autoria é atribuída ao regime Talibã, que entendia ser um ato de insubordinação e insurreição uma mulher, adolescente, pobre e islâmica, levantar uma bandeira como esta. O caso ganhou as páginas dos jornais internacionais e meses após se recuperar do ataque que quase ceifou-lhe a vida, Malala retomou sua luta de forma ainda mais impetuosa e no final de 2013 já discursava para o mundo na sede da Organização das Nações Unidas – ONU.

Programação

Na quinta-feira (25), logo à 8h tem início os minicursos, com o primeiro mostrando técnicas de yoga para crianças. À tarde, às 14h outro minicurso com o tema ‘objeto artístico como representação: desperte a Malala que tem dentro de você’. À noite, às 20h, haverá uma palestra com a professora Terezinha Bazé de Lima, que abordará a temática central – direito à educação – e também a valorização do professor enquanto profissional.

Na sexta-feira (26) o dia começa com mais uma oficina, que irá tratar da ‘subjetividade para bebês’. À tarde, os inscritos poderão aprender um pouco mais sobre ‘alfabetização e letramento’. A programação deste dia termina com a palestra da também professora Ida Carneiro Martins, formada em educação física, dará uma explanação sobre o potencial pedagógico dos exercícios físicos durante a infância.

A inscrição terá o custo de R$ 35,00 e estão abertas também para outros profissionais da educação, assim como para qualquer entusiasta do tema. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail pedagoria@unigran.br ou pelos telefones (67) 3411-4117 e (67) 99929-5179.

Dia Mundial do Brincar

Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, o ‘Dia Mundial do Brincar’ chega à sua 9ª edição. Evento realizado em todo o mundo visa fomentar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento da criança, melhora da socialização e da cognição, fazendo com que, futuramente, aquele indivíduo torne-se um adulto melhor adaptado aos desafios da vida.

A UNIGRAN, em consonância com o mundo, realiza o evento em Dourados desde 2008, utilizando para esta finalidade a estrutura e o conhecimento dos profissionais da Brinquedoteca da Instituição, que funciona de segunda a sábado e possui acesso gratuito para alunos das escolas infantis de Dourados e região.

Este ano a Brinquedoteca, com o objetivo de potencializar o acesso de todos a este verdadeiro laboratório de desenvolvimento infantil, funcionará no sábado (27) de forma itinerante no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, popularmente conhecido por “Jorjão”.

Comentários

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran