02/05/2016 07:48

Semana Acadêmica de Engenharia Civil aborda novas normas de acessibilidade

Acadêmicos e profissionais participam de Semana Acadêmica de Engenharia Civil na UNIGRAN

O curso de Engenharia Civil da UNIGRAN realizou na última semana a 6ª Semana Acadêmica. Estudantes e profissionais da área contaram com palestras técnicas, minicursos, oficinas e apresentação de painéis.

Os assuntos abordados no evento foram: “Rodovias – Classificação, Tipos de Pavimento e defeitos”, “Obras de Arte Especiais: Pontes e Viadutos”, “Ética Profissional”, “Segurança do Trabalho na Construção Civil”, “Instalações Elétricas Residenciais” e “Aprovação de Projetos em Prefeitura”.

Uma das palestras foi com o engenheiro civil e empresário Walter Nogueira Faria, que abordou o tema “Verticalização com Segurança”. O engenheiro apresentou fotos, cuidados no início da obra, escolha de terreno, sondagem e fundações, além de contar um pouco sobre a história de sua empresa que está em Dourados há mais de 30 anos.

“Tentamos trazer bastante segurança para os acadêmicos, para que eles possam, enquanto profissionais, exercer com firmeza a engenharia civil. Eu creio que em toda profissão tem sempre muitos profissionais e é a excelência desse profissional que vai fazer com que ele se destaque no mercado de trabalho”, destaca Walter Nogueira.

Outro assunto discutido da Semana Acadêmica foi sobre “Projetos de Acessibilidade”, com Paulo Figueiredo, engenheiro civil da Vigilância Sanitária de Dourados. Figueiredo ministrou palestra dando destaque à nova norma de acessibilidade em edificações – NBR 9050:2015.

“Nesta nova norma aumentou o conceito e a legislação para atender aos deficientes auditivos e visuais, que antes era mais focada para pessoas com deficiência física, cadeirantes. As mudanças foram necessárias para atender os direitos de todos deficientes”, afirma Figueiredo.

O engenheiro trabalha no setor de análise e aprovação de projetos. O palestrante ressaltou a necessidade da elaboração do projeto já conter a parte de acessibilidade. “Recebemos muitos projeto que o profissional elaborou o projeto e depois adequou a acessibilidade. O ideal é que a acessibilidade deve estar na concepção do projeto, não é um projeto complementar”, menciona.

Comentários

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran