20/11/2014 07:52

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo lançam projetos de prédios

Acadêmicos ficam responsáveis por todos os aspectos do prédio, desde sua concepção até o lançamento

O projeto de um edifício exige muito tempo de planejamento, execução e divulgação do produto final. Desde a primeira ideia até o lançamento oficial, muitas habilidades são exigidas e é justamente por isso que esse é um dos principais desafios enfrentados pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN. O trabalho acontece na disciplina de Tecnologia da Construção IV, do professor Rubens Di Dio.

Segundo o professor, o objetivo é aplicar, na prática, as técnicas aprendidas em sala de aula. “Dentro do curso de arquitetura nós temos as disciplinas tecnológicas, e sabemos que o arquiteto é criação. Então é um jeito de você aplicar a técnica na pratica”, conta.

A ideia nasceu depois de uma visita a uma construtora, em Campo Grande, que tinha o conceito de fazer de cada edifício um marco, atentando-se para o princípio do projeto, a criação, a estrutura e todos os itens complementares. Hoje, o trabalho se tornou uma tradição para todos os acadêmicos do curso.

João Paulo Geraldo de Souza, 36, é um dos alunos do 8º semestre que apresentou o projeto e, para ele, ver tudo pronto traz uma sensação de alívio. “É uma sensação de que está acabando, mas também de poder mostrar o que aprendemos em oito semestres. O projeto conclui todo um aprendizado e demonstra quatro anos de estudos”, opina.

Ele aprovou o projeto final e acredita que é possível ver elementos reais de um edifício, apesar de tudo do projeto ser ficcional. Mas, todos os anos, os acadêmicos se esforçam tanto que, algumas vezes, empresas e pessoas aparecem, querendo descobrir como adquirir um apartamento.

Para o professor Di Dio, momentos como esse apenas reforçam a qualidade do curso e dos trabalhos realizados pelos acadêmicos. “É uma experiência gratificante, pois você está mostrando para a comunidade algo que o curso se dispõe a fazer por ela”.