15/09/2014 07:04

Projeto Rosa Pink eleva autoestima de mulheres com câncer

Acadêmicas de Estética da UNIGRAN realizam dia da beleza no Hospital do Câncer

Utilizar maquiagem no rosto, passar batom nos lábios ou arrumar o cabelo podem ser tarefas simples e rotineiras para qualquer mulher. Porém, para quem enfrenta o processo de tratamento de um câncer, é natural que deixe de lado ou até mesmo esqueça a vaidade e a beleza física. Pensando em melhorar a autoestima das mulheres no Hospital do Câncer em Dourados, o curso de Estética e Cosmetologia da UNIGRAN promove o Projeto Rosa Pink.

Pacientes oncológicos apresentam alterações na pele devido ao tratamento da quimioterapia e radioterapia. Queda do cabelo, ressecamento da pele e escurecimento das unhas são as principais alterações que ocorrem durante o tratamento. “Com esse projeto buscamos ensinar técnicas de automaquiagem, fazer uma maquiagem para correção da pele que vai disfarçar a aparência doente”, explica a professora responsável pela atividade, Priscilla Fracalossi Riguetti.

As acadêmicas do 4º e 6º semestre maquiaram as pacientes oncológicas tomando todos os cuidados necessários, como por exemplo, utilizando maquiagem hipoalergênica. Conforme a professora, não tem problema usar maquiagem, “desde que utilize produto hipoalergênico, testado dermatologicamente, que esteja dentro do prazo de validade, são cuidados que adotamos para não comprometer a saúde da pele”.

Dona Vilma Casadia tem 57 anos e está fazendo o tratamento de quimioterapia. Para ela, ser maquiada “foi muito bacana. Tem muita gente deprimida e isso eleva nossa autoestima. A minha colega mesmo não queria fazer, mas ela viu fazendo, mudou de ideia e quis fazer também”.

De acordo com a enfermeira responsável e técnica de quimioterapia do Hospital do Câncer, Idalina Ferrari Junior, o HC sempre quis fazer projetos neste sentido e a parceria com a UNIGRAN contribuiu. “Sempre buscamos fazer com que os pacientes sejam melhor atendidos, que se sintam melhores, com a autoestima elevada, que se sintam mais acolhidos e mais valorizados, então esse projeto vem buscando isso”.

A enfermeira avalia que os pacientes em tratamento são carentes de carinho, como qualquer outra pessoa. “Esse acolhimento, essa atenção que o outro dá para o paciente e para o acompanhante é importante. Faz com que ele se sinta amado, bem atendido e fica mais confiante, e isso colabora para o tratamento”, ressalta Idalina.

Doações de lenços

Cada paciente que participa do projeto recebe um lenço como um brinde por ter participado. Os lenços foram doados pela comunidade. A Clínica de Estética da UNIGRAN está arrecadando mais lenços para fazer as doações. Quem puder contribuir é só levar na Clínica ou ligar no telefone (67) 3411-4201. 

Comentários

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran