13/06/2014 07:53

UNIGRAN firma convênio com o programa “Dourados Muito Mais”

Acadêmicos de Arquitetura farão parte do projeto que engloba ações na área de varejo

Convênio, assinado pela Reitora, gerou concurso para a escolha do projeto de revitalização da rua Floriano Peixoto

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN participará na elaboração de editais para reestruturação urbanística da cidade no programa “Dourados Muito Mais”. A Instituição assinou parceria com a prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, para desenvolver um projeto que tem como objetivo fortalecer o comércio de Dourados através de qualificação de mão de obra, reestruturação de fachadas, calçadas, vitrines, inovação de cardápios, reestruturação urbanística.

A reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa, assinou o termo de compromisso para o desenvolvimento do projeto “Dourados + Varejo”. “Essa parceria é ótima para cidade e possibilita que alunos da UNIGRAN realizem ações de criação e melhorias de ambientes para que os empresários possam crescer, gerar emprego e renda e promover o desenvolvimento de Dourados”, afirma.

Os acadêmicos de Arquitetura vão realizar o concurso para a escolha do projeto de revitalização da rua Floriano Peixoto, envolvendo os comerciantes da região em todas as ruas transversais. O coordenador do curso, Márcio de Melo Carlos Santos, considera que “o interessante para UNIGRAN é que o aluno vai sair da sala de aula com a teoria e construir um projeto na prática, vivenciar isso na prática e vê-lo futuramente sendo construído”.

Para o concurso é necessário que o grupo tenha cinco integrantes devidamente matriculados no curso de Arquitetura, mais um professor que será o orientador. “Trata-se de um projeto para a cidade, então tem uma seriedade muito grande, é preciso ter um profissional arquiteto orientando os acadêmicos sempre”, ressalta o professor.

Conforme o professor, “a proposta é de melhorar a localidade, a segurança, a iluminação, o trânsito, conforto nas calçadas, com as funções de acessibilidade, que é fundamental. O arquiteto é também urbanista, então essa é também uma oportunidade da sociedade conhecer esse papel”.

O prazo final da entrega dos projetos é dia 31 do julho, a entrega das premiações serão no dia 20 de agosto. O convênio também foi selado com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de MS (Abrasel-MS), Senac, Sebrae/MS Regional Sul, Câmara de Dirigentes Lojistas de Dourados (CDL), Sindicato do Comércio Atacadista Varejista Dourado (Sindicom) e Yantur.

Comentários

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran