04/12/2013 19:14

UNIGRAN obtém conceitos máximos no MEC

Cursos da Instituição estão com notas 4 e 5, considerada de excelência pelo MEC

Em 2012 Direito, Publicidade e Jornalismo conquistaram a nota máxima no MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no início da semana, os Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e os Índices Gerais de Cursos (IGC) das instituições de ensino superior brasileiras, relativos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2012. A UNIGRAN teve seis cursos presenciais avaliados nessa edição. Todos atenderam os critérios de qualidade estabelecidos pelo MEC. No IGC, de acordo com os conceitos dos cursos, nos últimos três anos, a Instituição subiu do conceito satisfatório (3) para o degrau da excelência no ensino (4), em uma escala de 1 a 5.

Os cursos da UNIGRAN que obtiveram melhor desempenho no CPC 2012 foram Direito, Publicidade e Propaganda e Jornalismo, que ficaram com o conceito máximo da avaliação: 5. Obtiveram conceito 4 os cursos de Administração, Administração em Agronegócios e Psicologia. O curso de Ciências Contábeis obteve conceito 3. Para a reitora da Instituição, Rosa Maria D’Amato De Déa, receber os resultados dos indicadores externos, como Enade, CPC e IGC “é muito gratificante, porque é a comprovação da qualidade dos cursos da UNIGRAN avaliados pelo órgão maior da educação do Brasil, que é o Ministério da Educação”.

Os resultados positivos são frutos de muito trabalho, “e isso não é obra do acaso não; houve um planejamento. Estabelecemos a meta IGC 4 há três anos e nesses três anos implementamos uma série de ações para atingir essa meta como : nivelamento para ingressantes, nova metodologia para as avaliações de aprendizagem dos alunos, Avaliação do desenvolvimento Integrada (ADI), contratação de mais professores titulados, aperfeiçoamento nos planos de ensino de grande parte das disciplinas, entre outras”, esclarece a reitora.

Conforme a reitora Rosa, “para todas essas ações foi preciso muita dedicação e administrar a união de esforços da equipe UNIGRAN, principalmente dos diretores, coordenadores e professores, o que repercutiu na conscientização dos acadêmicos que, motivados pelos docentes, tem participado das avaliações do Enade com muita responsabilidade”.

O diretor de Planejamento de Ensino da UNIGRAN, Bruno Augusto Amador Barreto, salienta que “estar acima da média nacional realmente é um feito ‘espetacular’ para a Instituição. Isso nos deixa muito orgulhosos, pois estamos colhendo os frutos da nossa expansão e dedicação. Hoje a grande maioria de nossos cursos, avaliados no último triênio pelo MEC, estão na escala 4 e 5, considerada pelo MEC como conceitos de excelência”.

 

A coordenadora dos cursos de Comunicação Social, Gabriela Mangelardo Luciano, considera que as notas vêm consagrar um ano positivo para os acadêmicos de Publicidade e Jornalismo. “Os alunos já tinham sido excepcionais no Enade. Então, vem confirmar que as ações as quais a Instituição vem aplicando, ao longo de vários anos, constitui um investimento para a qualidade de ensino”, comemora.

Segundo a professora Gabriela, o conceito máximo é o reconhecimento do trabalho realizado. “Isso se dá devido à dedicação dos professores que são mestres, doutores e professores especialistas, ao plano de ensino e a estrutura oferecida e, é claro, ao empenho e à disposição dos alunos em aprender e receber o conteúdo”, garante.

Direito também obteve CPC 5. Para o coordenador do curso, Joe Graeff Filho, “a sensação de dever cumprido tem no resultado a consagração de um trabalho incessante, na busca da qualidade do ensino jurídico, tão criticada atualmente no Brasil.” Joe acredita que vários fatores conduziram ao resultado. “Podemos resumir em duas palavras: equipe e compromisso. Equipe de docentes, discentes e corpo administrativo de altíssima qualidade, todos compromissados e que conduziram ao extraordinário e inédito resultado. É claro que tal feito requer planejamento pedagógico fomentado por todos os participantes”, ressalta.

Conheça os indicadores de qualidade

O CPC e o IGC são indicadores da qualidade dos cursos de graduação do Ensino Superior atribuídos pelo MEC a partir dos resultados do Enade. O CPC avalia o corpo docente, o rendimento dos estudantes no Enade, a infraestrutura e a organização didático-pedagógica da instituição. Já o ICG considera a média dos conceitos preliminares de cursos avaliados no ano de referência. [SG]

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