25/03/2013 09:41

Imposto de renda é tema de palestra conduzida por delegado da Receita Federal

Ciências Contábeis

A palestra sanou as dúvidas sobre imposto de renda dos alunos presentes

Até o dia 31 de abril todas as pessoas que receberam no ano de 2012 uma renda superior a R$ 24.556,65 deverão declarar imposto de renda de pessoa física (IRPF) junto a Receita Federal. Apesar de ser uma obrigação do cidadão muitas pessoas ainda tem dúvidas se deve ou não declarar. Para sanar as dúvidas e familiarizar os acadêmicos de Ciências Contábeis com a questão do IRPF o curso organizou uma palestra com o delegado da Receita Federal de Dourados, Elvis Caiçara.

Reginaldo José da Silva, coordenador do curso na modalidade a distância, conta que a palestra foi uma forma que o curso de Contábeis encontrou para aproximar o órgão dos alunos. “É uma questão de educação como formação profissional. É como se fosse uma oficina de aprendizado que a faculdade está dando para esses alunos. Quando se formarem eles irão trabalhar com isso diariamente”, afirma o professor.

O delegado Elvis Caiçara, explica que o imposto pago pelo contribuinte é da União e é dividido e repassado para os estados e municípios. “O contribuinte é quem paga, mas o cidadão não tem exercido seus direitos. Uma parte é pagar, a outra é fiscalizar. É ver onde está sendo aplicado o dinheiro público. Quanto mais a pessoa tiver consciência do que ela está pagando, mais ela vai exigir os seus direitos e se tornar cada vez mais um bom contribuinte. Por isso é necessário a educação fiscal”, salienta.

De acordo com Elvis a pessoa que não declarar até a data limite, dia 31 de abril, ficará pendente e depois desse período irá receber uma multa mínima de R$ 165,00 ou 20% do imposto devido. O delegado ressalta que é importante declarar corretamente, caso contrário, o contribuinte cai na malha fina.

O acadêmico do 5º semestre de Ciências Contábeis, Ytallo Bruno Santana, conta que a palestra trouxe uma visão mais ampla sobre o curso, a profissão e a Receita Federal. “Muitas vezes achamos que o imposto de renda é uma coisa sem necessidade e que o governo tirava da gente, mas não, pelo contrário, só pagamos aquilo que nos é devido”, ressalta.

Para fazer a declaração é necessário baixar um programa no computador, disponível no site da Receita Federal. Após baixar o programa o contribuinte deve preencher e transmitir a declaração. Também é possível acessar através de tablet e smatphone. O site da Receita é www.receita.fazenda.gov.br. (IO)