08/02/2013 07:53

Folião deve se alongar antes de pular carnaval, orienta fisioterapeuta

Saúde

O alongamento pode evitar lesões nos dias de festa

Além de uma boa alimentação e do cuidado com a hidratação, os foliões que pretendem aproveitar todas as noites de carnaval devem cuidar do físico. Para estar preparado na maratona é importante ter cuidados básicos evitando lesões, para que, no final da festa, possa voltar à rotina sem dores e com apenas boas lembranças.

Conforme a fisioterapeuta da UNIGRAN, Simone de Sousa Elias Nihues, para amenizar os riscos de lesões nas articulações, como também lesões musculares e na coluna é importante alongar o corpo. “Pular carnaval, curtir as quatro noites dançando, não deixa de ser uma atividade física, então tem um desgaste físico, a musculatura da pessoa é muito utilizada dançando e pode levar a exaustão do corpo e ela pode ficar dores depois que passar o período da festa”, afirma.

Simone, que é coordenadora da Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, sugere que os foliões façam alongamento antes de cair na folia. “Assim como no esporte e em qualquer outra atividade física, o alongamento vai preparar o corpo do folião para que ele possa fazer essas atividades intensas, então ele precisa fazer um aquecimento, alongar vai preparar o corpo dele para poder dançar”, garante.

De acordo com a professora, as pessoas que não alongam podem ficar com o corpo dolorido e ocasionar uma distensão muscular. “Enquanto a pessoa está dançando, ela não sente nada, porque está com o corpo aquecido, mas quando parar, provavelmente vai ter dores musculares. Os membros inferiores devem ser bem alongados e a coluna também, porque recebe muita sobrecarga. Com o alongamento esses efeitos amenizam”, explica.

O alongamento não leva mais que 10 minutos e garante um final de festa sem dores. Veja alguns exercícios que podem ser feitos durante os dias de folia:

– Em pé, pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna.
– Na mesma posição, deixe uma das pernas flexionada à frente e estenda a outra para trás.
– Em pé, estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas. Você irá alongar os braços e as costas.
– Passe os braços para trás do corpo, cruzando os dedos e alongando o peito.
– Puxe o pescoço para o lado, alongando-o. Troque o lado.
– Gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado. – Eleve o braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo. (IO)

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