18/01/2013 21:28

Sorria! E tenha uma vida mais agradável

Rir é o melhor remédio

O riso libera endorfina que dá a sensação de bem estar

Você já sorriu hoje? Não? Então sorria, pois sorrir faz bem para o corpo e para a mente. Um bom sorriso ou uma gargalhada libera endorfina que é o hormônio do bem estar. A psicóloga e egressa da UNIGRAN Vivian Karkle realizou em seu trabalho de conclusão de curso uma pesquisa com idosos. Ela aplicou a terapia do riso e constatou que quanto mais sorrimos, melhor nos sentimos.

A psicóloga se inspirou no filme “Patch Adams - O amor é contagioso”, que conta a história real de um médico norte-americano conhecido por seu método inusitado no tratamento de pacientes, usando roupas de palhaço e fazendo brincadeiras. Vivian aplicou a terapia em um centro de convivência e, segundo ela, o retorno foi interessante.

“Conforme eu ia estudando a teoria e aplicando na prática eu percebia que o riso, além de beneficiar o emocional e de trazer o bem estar, rompia barreiras. Pessoas que tinham traumas, que não conseguiam sorrir, que eram pessoas muito fechadas, tristes, elas começaram a se soltar, e ter um bem estar mais agradável”, conta a egressa.

Durante sua pesquisa, Karkle descobriu uma empresa nos Estados Unidos que reservava 15 minutos do início do expediente para aplicar uma dinâmica do riso, “notou- se uma melhora de 20% na produtividade. Isso prova o benefício do riso, não tem idade, não tem restrições, quanto mais você der risada melhor você vai se sentir”, afirma.

“Uma pessoa quando é infeliz, quando é triste, quando não sorri, pode apresentar alguns transtornos. A pessoa que é ressentida, que guarda mágoa dentro de si, pode desencadear uma depressão”, alerta a psicóloga. Vivian sugere, “deixe de pensar que a vida é problema, mas sim que ela tem solução. O riso é benéfico para todos os sentidos”.

Com o início do ano letivo, a coordenadora do curso de Psicologia da UNIGRAN e orientadora do trabalho de Vivian Karkle, Rosemeire Martins, propõe que essa alegria seja levada para dentro das salas de aula. “Quando estamos no espaço universitário parece que a diversão está fora do estudo. A dica é que o aluno faça do estudo algo prazeroso. Não deixe reservado o riso e a alegria para o momento da festa, não vá para faculdade carrancudo e mal humorado. O prazer está associado ao riso, então no momento do estudo busque o bom humor, isso tende a ser prazeroso, melhora os relacionamentos e os contatos”, finaliza. (IO)

Comentários

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran