23/07/2012 07:43

Exercícios no frio: saiba alguns cuidados necessários

Antes de praticar exercícios físicos é necessário se alongar e se aquecer mais durante o frio
Profissionais de educação física da UNIGRAN dão dicas para se exercitar durante os dias frios As baixas temperaturas estão entre os principais motivos pelos quais as pessoas deixam de lado a prática de exercícios físicos. A atividade física tem que ser constante, mas atenção: a temperatura baixa aumenta o risco de lesões e, por isso devemos tomar alguns cuidados para fazer exercícios no inverno. Pensando nisso, ouvimos dois profissionais de educação física da UNIGRAN para falar no assunto. O coordenador do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, Carlos Muchão Castilho, destaca a importância da atividade física: “não é o clima que vai fazer você parar ou intensificar a atividade física, ela deve ser sempre feita. A frequência deve ser de, no mínimo, uns quatro dias por semana. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados nos dias mais frios, como a caminhada, a corrida, andar de bicicleta, nadar”. O professor ainda fala do dia a dia, em que é necessário ter uma vida ativa, como ir a pé ao trabalho e até mesmo preferir a escada ao elevador. Quanto ao efeito térmico, Muchão se atenta quanto as pessoas hipertensas, ou seja, aqueles que têm pressão alta “devem tomar cuidados específicos durante os dias frios, pois ocorre uma vasoconstrição das artérias, com a pequena possibilidade de elevação da pressão arterial. Isso, o profissional de educação física pode orientar a fazer aferição de pressão antes de fazer a atividade”. Além disso, outros cuidados devem ser em relação ao efeito solar, o professor explica que “tem que tomar cuidado com a exposição ao sol ou ao vento muito frio, ter uma alimentação leve antes da atividade, vestimentas, calçados e hidratação sempre”. Já Rogério Montes, professor do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, orienta que, por conta do processo de contração dos vasos sanguíneos, antes de se exercitar, “vai requerer que a pessoa faça um alongamento melhor, um aquecimento melhor. Não pode deixar de fazer atividade física, a pessoa deve se adequar a temperatura ambiente. Então colocar uma roupa adequada, roupas leves, nem muito agasalhado e nem exposto ao frio também é importante. Assim, o organismo também se adéqua a temperatura”. A boa notícia é que, com os devidos cuidados, o corpo queima mais calorias para manter-se aquecido e aumentar a sensação de calor. Segundo pesquisas, fazer exercícios no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias. (SG)
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