05/10/2002 10:42

Semana de Biomedicina prioriza a prática e o futuro profissional dos acadêmicos.

Biomédicos convidados de São Paulo, como a profª Janaína Gonçalves (USP), ministraram mini-ID_CURSOs de terça até sexta-feria.
Implantado na UNIGRAN em 2001, o ID_CURSO de Biomedicina tem sua identidade fixada em especialidades da Medicina, Bioquímica, Ciências Biológicas, Saúde Pública e está ligado ao exercício legal de pelo menos 20 profissões, dados os conhecimentos do biomédico e as tecnologias especiais que utiliza em seu trabalho profissional. Foi sob essa perspectiva que a coordenação e os acadêmicos do ID_CURSO realizaram a “I Semana Acadêmica de Biomedicina”, encerrada nesta sexta-feira. A Semana foi quase toda de aulas práticas sobre a análise da água consumida pela população nos centros urbanos e sobre a anatomia e a fisiologia microscópicas das células animais e vegetais, nos mini-ID_CURSOs de “Qualidade Microbiológica da Água” e de “Técnicas Histológicas”, que foram ministrados pelas biomédicas Sabrina Pavan Vanzo e Janaína Gonçalves Neto. Na área médica e de pesquisa, o biomédico Eduardo Segóvia Badra introduziu os acadêmicos no estudo do câncer, no mini-ID_CURSO de “Citologia Oncótica”. A “Semana de Biomedicina” foi iniciada com as palestras da diretora do Instituto do Meio Ambiente Pantanal, Elza Maria Cardoso, sobre “Gestão Ambiental”, e da nutricionista Priscilla Sousa de Araújo Muller, do Hospital da Mulher, de Dourados, sobre “Análise Bromatológica de Alimentos”. Esses assuntos, apesar de serem diferentes entre si, representam dois grandes campos de atuação do biomédico. O professor Fernando Henrique Ignácio dos Santos disse que a “I Semana Acadêmica de Biomedicina” teve o objetivo de justamente mostrar as diversas áreas de Especialização que o biomédico pode escolher em sua carreira.