28/03/2012 07:31

UNIGRAN vacina acadêmicos e funcionários em campanha

Vacinas devem ser atualizadas em todas as idades
Doenças como varíola e poliomielite (paralisia infantil) não fazem mais parte do universo dos brasileiros, mas como uma doença que já fez milhares de vítimas pode simplesmente sumir do mapa? Através da vacinação constante. Por isso, é importante que toda a população tenha suas vacinas em dia. E é toda a população mesmo, não só crianças e idosos. “A cultura que nós temos hoje é de que vacina é dada para criança, mas atualmente, nós temos o calendário vacinal da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, que também tem necessidade de imunização”, explica o enfermeiro Edvan Marcelo Marques. Ele representou a Secretaria Municipal de Saúde junto a UNIGRAN em uma ação para vacinar funcionários e acadêmicos, mas conta que não existe dia específico para se vacinar. Afinal, todo dia é dia de se proteger. “Essas vacinas são disponibilizadas o ano todo, não existe um período ou uma data específica para se vacinar. Nas 42 salas de vacina existentes em Dourados, de segunda a sexta durante o horário de funcionamento da unidade de saúde, a população pode adentrar e ser vacinada sem maiores problemas”, diz o enfermeiro. E para quem ainda teima em usar a desculpa da falta de tempo, Edvan apresenta uma alternativa: “nós oferecemos uma parceria com empresas que tenham mais de 60 funcionários, para poder imunizar todo o grupo de trabalhadores”, conta. Ele ainda destaca que o alvo principal dessas ações são os homens, pois tendem a buscar a unidade de saúde apenas quando já estão doentes, ignorando a prevenção. Por falar em prevenção, não é porque você não vê um caso de uma doença há muito tempo que não precisa tomar a vacina. “A doença não existe por causa da vacina, mas o indivíduo não vacinado e que tenha contato com o vírus pode ficar doente”, conta. IMUNIZANDO Durante a ação conjunta com a UNIGRAN, que acontece nos dias 27, 28 e 29, serão disponibilizados quatro ID_TIPOs de vacinas; hepatite B, tétano, febre amarela e tríplice viral. A vacina contra a hepatite B necessita de três doses, enquanto a de tétano e febre amarela vale por dez anos. Já a tríplice viral protege contra rubéola, caxumba e sarampo e, segundo Edvan, “é uma vacina extremamente importante para adolescentes, principalmente mulheres e gestantes”. Porém, essa ação tem também um público especial: os acadêmicos da área da Saúde que iniciam estágio em 2013. Para ir a campo eles precisam de todas as vacinas em dia e a saúde em ordem, como explica a coordenadora do ID_CURSO de Enfermagem, Tatiana Vallezzi. “Eles têm que estar com o calendário vacinal em dia, porque é uma exigência do estágio. No campo ele vai para o hospital ou postos de saúde e pode estar exposto à alguns ID_TIPOs de doença, por isso a imunidade deve estar alta. E nós sabemos como é difícil para o acadêmico ir até a unidade de saúde, às vezes, por falta de tempo ou por ser muito longe, por isso a campanha é feita para contemplar esse acadêmico”, esclarece a coordenadora. Jéssica Paula da Silva é uma dessas acadêmicas. No 1º semestre de Fisioterapia, ela conta que tinha dúvidas sobre a localização das unidades de saúde e, por isso, a ação realizada na Instituição foi uma grande ajuda. “Eu preciso fazer estágio, então quando vi as pessoas sendo vacinadas já pensei em vim me vacinar. E facilita bastante quando a vacinação vem até a gente, até para incentivar a pessoa a se proteger”, comenta. (TD)