22/03/2012 07:46

Acadêmicos da UNIGRAN celebram o Dia Mundial da Água

População deve ser conscientizada quanto ao uso e reuso da água
Hoje, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde 1992, a data tem a finalidade de promover e discutir ações de sensibilização do homem em relação a este bem natural. Com isso, os ID_CURSOs de Ciências Biológicas e Biomedicina da UNIGRAN farão atividades durante o intervalo das aulas de manhã e a noite nos corredores da Instituição. Os acadêmicos de Biologia farão uma encenação e montarão um cenário com base na “Carta Escrita em 2070”, que é uma crônica extraída da revista biográfica “Crónicas de los Tiempos”, e ainda, vão apresentar, por meio de banners, as medidas cautelares apontadas pela ONU, para a preservação e manutenção da água. Já os estudantes de Biomedicina aplicarão uma enquete sobre o uso da água, como gasto para banho, lavagem de banheiros, carros, calçadas e roupas. Serão distribuídos materiais informativos sobre o tema. Segundo a coordenadora do projeto multidisciplinar, Perla Loureiro, o objetivo da ação é “sensibilizar a comunidade acadêmica em relação aos cuidados necessários para redução e reuso da água como bem comum e de direito a todos”. A professora explica que a água “é um reID_CURSO finito e não tão abundante quanto possa parecer, por isso deve ser economizada”. Pesquisas afirmam que o Brasil concentra em torno de 12% da água do mundo, disponível em rios e abriga o maior rio em extensão de água do planeta, o Amazonas. “A água disponível no território brasileiro é suficiente para as necessidades do país, apesar da degradação, porém existe necessidade de conscientizar a população quanto ao seu uso”, finaliza Perla. (SG)