ARTIGOS

A FORMAÇÃO E AS METODOLOGIAS PARA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE APOIO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
      Fábio Rafael Herichs Moreira* Elizabete Velter Borges**

A PALAVRA É ARMA NA LITERATURA DE SÉRGIO VAZ
      Louise Bastos Corrêa*

A RECONSTRUÇÃO DE OBJETOS-DO-DISCURSO NA LIBRAS: análises realizadas a partir de ocorrências anafóricas em recortes textuais da língua portuguesa
      Leidiani da Silva Reis* Jorge Bidarra**

CONCURSO ANUAL LITERÁRIO: TEXTO E CONTEXTO POÉTICO
      Delcio Antônio Agliardi*

DA “TÃO SILENCIOSA TRAGÉDIA DAS SECAS” NA LITERATURA CABOVERDIANA CLARIDOSA
      Elisangela Aparecida da Rocha*

DA NAU DOS LOUCOS A BISPO DO ROSÁRIO: ANÁLISE DISCURSIVA DE CARTAZES DOMOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL
      Cláudia Janice Hilgert* Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho**

DISCURSO E MÚSICA: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DO IDOSO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
      Sandro Luis da Silva* Adriano Gonçalves dos Santos**

ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A DISCIPLINA DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NOS CURSOS DE LICENCIATURA: O QUE DIZEM TESES E DISSERTAÇÕES?
      Deonisio Schmitt* Lúcia Loreto Lacerda**

LEITURA E INTERLOCUÇÃO: DENÚNCIAS SOCIAIS EM CONTOS DO SERTÃO NORTE MINEIRO
      Antônio Carlos Soares Martins* Cleunice da Silva Lemos**

O POTENCIAL DA DISCIPLINA DE LIBRAS COMO ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
      Indiamaris Pereira* Paulo Roberto Sehnem**

O REALISMO MARAVILHOSO COMO ARMADURA DO PORVIR DOS VENCIDOS ANDINOS: A HISTÓRIA MITIFICADA PERUANA EM “BOM DIA PARA OS DEFUNTOS” DE MANUEL SCORZA
      Thiago Roney Lira Borges*

OS EFEITOS DE SENTIDO DA LEI 10.436/02: LIBRAS LÍNGUA NATURAL DO SURDO OU LÍNGUA ADICIONAL NO ESPAÇO ESCOLAR?
      Marilza Nunes de Araújo Nascimento* Claudete Cameschi de Souza**

PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA O SURDO
      Rosangela Vargas Cassola*

REFLEXÕES SOBRE POBREZA E MORTE EM MACHADO DE ASSIS E DOSTOIÉVSKI
      Mauro Lopes Leal* Julie Christie Damasceno Leal** Antônio Máximo Ferraz***

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA JORNADA DE PEDAGOGIA UNIGRAN: O USO DE ORIGAMI NA EDUCAÇÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS
      Luciana Amâncio Chaves* Linda Missako Hayakawa Simada Komori** Clóvis Irala***

RETRATOS DE UMA CIDADE ESCONDIDA: DO LIXO À ARTE
      Maria Carolina de Godoy (UEL)*