ARTIGOS

“CONTROLAR SUA LÍNGUA” A VIOLÊNCIA COMO DISPOSITIVO DE PODER A PARTIR DA ESCRITA DE GLORIA ANZALDÚA
      João Paulo Machado Tinoco* Vania Maria Lescano Guerra**

A BELEZA DOS COSMÉTICOS – CÂNHAMO
      Cristiane Helena Parré Gonçalves*

A EDUCAÇÃO DE SURDOS E OS DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA UM ENSINO BILÍNGUE
      Leidiani da Silva Reis* Tânia Aparecida Martins**

A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE SOBRE AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE DOURADOS.
      Simone Dainhana Rodrigues Zanata* Natacya Munarini Otero Caetano**

EDUCAÇÃO INFANTIL: METODOLOGIAS DE ENSINO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL
      Cristiane Pereira Peres* Gloria Ramona Gomes Aguero**

MULTI/INTERCULTURALIDADE E ESCOLA: CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DIVERSAS
      Lilia Odete Nantes Oliveira.* Julyana Moreira da Silva.** Nara Maria F. Q. Sgarbi.***

NÃO ACEITA QUE DÓI MAIS: uma análise discursiva dos comentários sobre uma situação de violência contra a mulher nas redes sociais
      Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho* Ana Maria de Fátima Leme Tarini**

O ASSÉDIO SEXUAL, O DISCURSO FEMINISTA E A CONFISSÃO PÚBLICA: EFEITOS DA CIRCULAÇÃO DA INTIMIDADE ESPETACULARIZADA PELA MIDIATIZAÇÃO
      Sueli Paiva dos Santos* Luana Alves Luterman**

OS RELATOS DE VIOLÊNCIA NO DOCUMENTÁRIO BABILÔNIA 2000
      Rafael de Almeida Moreira* Cilene Margarete Pereira**

QUANDO O ARQUIVO FALA: JOSÉ PEREIRA LINS, LEITURA ENTRE (AUTO)BIOGRAFIA E OBRA
      Luciano Primo da Silva* Paulo Sérgio Nolasco dos Santos**

QUANDO O HORROR É REAL – A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA NOVELA O OUTRO LADO DO PARAÍSO
      Luana Magalhães Siqueira* Rosângela Fachel de Medeiros**

REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL PARA REFUGIADOS
      Maria Gabriela Pileggi*

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA: VULNERABILIDADE, AÇÕES PROTETIVAS E (TENTATIVAS DE) INTERDIÇÃO DO ABUSO SEXUAL NOS TRANSPORTES PÚBLICOS
      Éderson Luís Silveira*

MÉTODO DIRETO & GRAMÁTICA INTUITIVA EM SALA DE AULA.
      Perequê Vieira Pinto* Inês Velter Marquesi*

CONCEPÇÃO JURÍDICA E SÓCIO HISTÓRICA DE ADOLESCENTES E JOVENS NOS DISCURSOS MIDIÁTICOS
      Elizabete Velter Borges*

CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS URBANAS QUE ATENDEM ALUNOS INDÍGENAS
      Marta Coelho Castro Troquez* Rosiléia Ferreira Rocha** Denise Ferreira Rocha Minhos***

PROCESSO HISTÓRICO DA CONSTITUIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: DO TUPI AO PORTUGUÊS ATUAL
      Marisa Luna Kitzig* Sônia Filiú Albuquerque Lima**

A VISÃO DISCIPLINAR NO ESCOLA SEM PARTIDO
      Jonas Pereira Lima*