Revista Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Unigran | ISSN-1981-3775

Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, por email: interbio@unigran.br

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À CONSTIPAÇÃO INTESTINAL EM UNIVERSITÁRIAS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA FACULDADE LOCALIZADA NA CIDADE DE SALVADOR-BA

PREVALENCE AND FACTORS ASSOCIATED WITH INTESTINAL CONSTIPATION IN COLLEGE OF PHYSIOTHERAPY OF A FACULTY LOCATED IN THE CITY OF SALVADOR-BA

Autores:

SOARES, Helen Colombiano dos Santos1; ABREU, Géssica Patrícia Leal de2; FRANCO, Daiane Cristina Mota3; LEAL, Mariana Robatto Dantas4

Baixe o Artigo aqui (pdf)

Resumo:

Objetivo: Avaliar a prevalência e os fatores associados à constipação intestinal em universitárias do curso de fisioterapia de uma faculdade localizada na cidade de Salvador/BA. Materiais e métodos: Foi desenvolvido um estudo descritivo, observacional, de corte transversal, composto por acadêmicas do curso de fisioterapia do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), localizado na cidade de Salvador/BA. As estudantes responderam a dois questionários: o primeiro foi o de perfil epidemiológico, que continha perguntas sobre dados clínicos, comportamentais e sócio demográficos. O segundo questionário aplicado foi o critério de Roma III, validado internacionalmente para avaliar a constipação. Resultados: Os resultados da amostra estudada evidenciaram que 48,47% das acadêmicas apresentavam constipação intestinal (CI) e que a maior parte delas era sedentária, ansiosa, fazia pouco uso de fibras e de água e adotava uma postura defecatória inadequada. Conclusão: Conclui-se que a prevalência de constipação intestinal entre universitárias do curso de fisioterapia de uma faculdade localizada na cidade de Salvador/BA, foi bastante elevada. Fatores como baixa ingesta de água e de fibras, sedentarismo, ansiedade e postura defecatória inadequada parecem ter contribuído para o resultado da pesquisa.