Acadêmicos de Pedagogia desenvolvem ações por meio do Programa PIBID/UNIGRAN/CAPES

A terceira edição do Programa PIBID/UNIGRAN/CAPES teve início em outubro/2022 e suas ações seguem a todo vapor até o mês de março de 2024. No último dia 13, acadêmicos do curso de Pedagogia da modalidade Híbrido e EAD, registraram algumas das atividades pedagógicas que são desenvolvidas na Escola Municipal Sócrates Câmara. O programa tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos a vivência prática do cotidiano escolar.

A experiência faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pelo Governo Federal para apoiar os alunos que estão fazendo a transição de acadêmicos para professores, ajudando a melhorar a formação e a qualidade do ensino.

As atividades desenvolvidas focam no aprimoramento da alfabetização, utilizando materiais didáticos produzidos pelos próprios acadêmicos bolsistas. Além disso, há um enfoque especial no trabalho de letramento por meio de leitura assistida e audição e interpretação de histórias, visando uma abordagem completa e interativa no processo de aprendizagem.

Segundo a Profa. Dra. Sonia Maria Borges de Oliveira, coordenadora institucional do PIBID/UNIGRAN, o evento tem como propósito dar visibilidade às ações do projeto, destacando sua contribuição valiosa para a formação dos acadêmicos. Ela ressalta que o PIBID tem desempenhado um papel fundamental ao aproximar teoria e prática, enriquecendo o processo de formação docente.

Além da coordenadora Sonia, estiveram presentes as professoras Sirlei Cássia e Glauce, que atuam como professoras supervisoras e acompanham de perto o desenvolvimento dos bolsistas na escola parceira. A coordenadora do curso de Pedagogia, Elizabete Velter Borges, enfatiza o quão é importante e necessário a integração entre teoria e prática no cotidiano da formação docente.

Confira abaixo algumas imagens desta ação.

FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário