Unigran EAD: 17 anos construindo histórias

Em março de 2006, a Unigran, renomado Centro Universitário da Grande Dourados, que na época já somava trinta anos de experiência no ramo educacional, teve a iniciativa de unir tecnologias digitais e educação para revolucionar o mundo acadêmico.

Por mais que o modelo de ensino a distância, também chamado de EAD, já existisse há bastante tempo, os mecanismos ainda envolviam correspondências, livros e aulas no rádio ou na televisão com horários específicos. Naquela época, a eficácia do modelo EAD ainda era muito questionada, mas a Unigran apostou que era possível oferecer um ensino de qualidade a distância, investindo em tecnologia e recursos educacionais inovadores.

A ideia era oferecer educação de qualidade para pessoas que, por diversos motivos, não tinham acesso à educação presencial. Depois de experiências bem sucedidas através do CEAD, os cursos de graduação em Administração, Pedagogia, Negócios Imobiliários e Tecnologia em Agropecuária passaram a ser disponibilizados em uma plataforma virtual de aprendizagem, desenvolvida pela própria equipe da Unigran e que recebeu o nome de Unigran Net, destacando a instituição como uma das pioneiras na utilização desse método.

Também nessa época, foram estabelecidas parcerias com os municípios vizinhos de Dourados, para que alunos de cidades como Jateí, Rio Brilhante, Sidrolândia e vários outros de Mato Grosso do Sul pudessem encontrar uma unidade de apoio com toda a estrutura necessária para conquistar seus diplomas.

Desde então, a instituição tem crescido a passos largos, implantando unidades de ensino por todo mundo e adotando o nome Unigran EAD. Só no Brasil são mais de 170 e no exterior se faz presente nos Estados Unidos, Japão e em 10 países da Europa.

A oferta de cursos foi crescendo de acordo com as necessidades do mercado e as demandas dos cenários econômicos pelos quais o país passou nessas quase duas décadas. Desde cursos livres, como Fotografia e Estatística Básica, passando pelas graduações em graus tecnológico, bacharelado e licenciatura, até pós-graduações e MBAs estão acessíveis através de uma plataforma moderna e que contempla todos os recursos necessários para converter o conteúdo ofertado em grandes aprendizados.

Ao longo desses 17 anos, a Unigran EAD se consolidou não apenas como uma referência em ensino a distância, mas também como uma instituição comprometida com a transformação social e com o desenvolvimento do país. Seu legado é marcado por mais de 30 mil profissionais capacitados e por uma comunidade acadêmica engajada e comprometida com a busca pelo conhecimento.

Parte desse sucesso se deve à praticidade oferecida pelo modelo de ensino a distância, que vai desde a flexibilidade de horários e locais para o acesso aos estudos, quanto o contato com os professores e coordenadores das disciplinas. Outra parte se deve ao reconhecimento da qualidade de ensino, pois, desde 2019, o Ministério da Educação realiza constantes avaliações dos cursos oferecidos pela Unigran EAD e na grande maioria das vezes confere a nota máxima permitida: 5, de uma escala que se inicia em 1.

Visando sempre aprimorar a qualidade do ensino e do aprendizado dos alunos, a instituição projeta constantes melhorias e atualizações de suas metodologias e recursos educacionais, para tornar a experiência de ensino cada vez mais completa e personalizada.

Além da modalidade de ensino a distância, também são oferecidos cursos híbridos em várias localidades do Brasil, nos quais o aluno acessa conteúdos virtuais e também aulas presenciais. Recentemente também foi disponibilizada a modalidade 360, que possibilita que o acadêmico faça uma imersão virtual nas salas de aula e laboratórios, utilizando óculos de realidade aumentada.

Com toda essa bagagem, a Unigran EAD se destaca como uma referência em educação a distância no Brasil e no mundo. Sua história é marcada pela visão empreendedora de seus fundadores e pelo comprometimento de toda a equipe, que trabalha diariamente para oferecer a melhor experiência de aprendizado para seus alunos.

Neste dia 11 de março, a Unigran EAD celebra seus 17 anos de história com orgulho e gratidão por todos que contribuíram para sua trajetória de sucesso, olhando para o futuro com entusiasmo e determinação no cumprimento do seu propósito de transformar vidas e realidades de muitas pessoas através da educação, contribuindo para construção de um mundo melhor e mais justo.