Notícias

Palestra de Marins trouxe dados estatísticos que comprovam a grandiosidade do Brasil


Antropólogo encerrou o MasterClass 2021 reforçando o papel do Brasil no panorama mundial





O encerramento do MasterClass 2021 da Unigran EAD, aconteceu na noite de quarta-feira, (15/09) com a palestra do antropólogo José Luiz Marins, que trouxe aos milhares de espectadores uma série de dados, estudos e pesquisas publicados mundialmente e que revelam a grandiosidade do Brasil e seu protagonismo no agronegócio.

 

A pergunta: “Quem tem medo do Brasil e do agro brasileiro?” foi a bússola que direcionou a fala do Professor Marins. Apresentando dados de pesquisas econômicas, políticas e até de questões sociais que envolvem as relações comerciais entre os blocos, ele afirmou que as proporções continentais do Brasil são uma vantagem competitiva muito grande. 

 

“O Brasil tem todas as características de um mercado de sucesso, tem um mercado interno incrível, temos 17 mil/km de fronteira sem nenhum problema, um território de mais de 8 milhões de km², então, o Brasil tem vantagens comparativas que o mundo estuda, apesar de toda a crise e tudo que nós temos passado”, destacou o professor, reforçando que ainda somos a 8ª economia do mundo em PIB nominal.

 

Sobre o Mato Grosso do Sul, Marins disse que em termos econômicos, o estado é maior que a Bolívia e que a região Centro-Oeste deve ser o palco principal do crescimento da produtividade agrícola, estimado em 41% para as próximas décadas. 

 

Além dos recursos naturais e das riquezas produzidas em solo brasileiro e potencial de crescimento, a ponto de se tornar o maior produtor de alimentos do mundo, o Professor também destacou a importância das cooperativas e deixou como mensagem aos acadêmicos a necessidade de especialistas nesse setor. “Vejam a maravilha que é o sistema de cooperativas, não só na área do agro mesmo em si, como na área financeira, como o Sicredi. Então, se especializem nisso, acreditem nisso, o futuro do Brasil é muito maior que o presente do Brasil”, afirmou Marins.

 

Para encerrar sua fala, Marins enfatizou a relevância do agronegócio e o papel do Mato Grosso do Sul no cenário: “O agronegócio é a locomotiva que puxa o Brasil e essa região, sem dúvida nenhuma, é o maquinista da locomotiva”.

 

A terceira edição do MasterClass foi apresentada digitalmente, assim como a edição do ano 2020, demonstrando o empenho dos organizadores em persistir na realização de um workshop de qualidade, se consolidando como um evento indispensável para o calendário acadêmico e para a comunidade.

 

Realizado pela Unigran EAD em parceria com o Sistema OCB/MS, Sicredi, Sebrae, Index, Sindicato Rural de Dourados, Expoagro Digital e apoio de empresas locais, o MasterClass se consolida como um evento de extensão que traz vivências necessárias para ampliar os potenciais de acadêmicos, empreendedores e toda a comunidade da nossa região.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Encontre-nos

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC