Notícias

Para Tejon, demanda maior que a oferta é uma oportunidade extraordinária para o agro brasileiro


Perspectivas e análises do especialista serão apresentadas no MasterClass 2021





Para quem deseja estar sintonizado com as perspectivas e possibilidades do agronegócio e seus mercados, não pode perder a palestra com o jornalista José Luiz Tejon, convidado para a abertura do MasterClass 2021, no dia 14 de setembro.

 

Doutor em Ciências da Educação, mestre em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, coordenador do Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM, escritor, professor e palestrante, Tejon é uma personalidade com imensa bagagem sobre as principais engrenagens que movimentam a economia mundial, com destaque especial para o agronegócio.

 

Segundo ele, nunca sentimos o quanto a demanda pelo agronegócio é tão grande. A crise mundial revelou o poder dos alimentos, e de quem os produz. O cenário aponta para uma visão de que podemos e precisaremos dobrar de tamanho as produções do agro brasileiro, do A do abacate ao Z do zebu. “A demanda será maior do que a oferta e isso é oportunidade extraordinária para todo o país em todas as cadeias produtivas”, diz ele. 

 

Tejon ressalta que nesse enredo o papel das cooperativas é vital, já que elas representam 54% de toda a produção do agro nacional. Frutas, hortaliças, pescados, leite e as especialidades dos biomas da Amazônia e Caatinga são mercadorias com amplo potencial de expansão produtiva.

 

“Quando olhamos o país pela ótica do cooperativismo eu creio que será das cooperativas o grande salto para o crescimento do PIB brasileiro e da elevação da dignidade de vida para muitos milhões. Cooperativas incluem, educam e geram prosperidade para toda a sociedade onde se instalam”, destacou Tejon.

 

Sobre o impacto do agronegócio brasileiro no mercado nacional, o palestrante aponta que segundo o Cepea/CNA, o agronegócio representa 26,6% do PIB do país, o que na sua opinião estaria mais para 1/3 da economia brasileira, de forma direta e impactando outro 1/3 de maneira indireta com os agregados urbanos de comércio, indústrias e serviços. 

 

Nas palavras de Luiz Tejon, “o agronegócio quando olhado de ponta a ponta, da ciência e pesquisa, da genética até o consumidor final brasileiro e mundial é a grande fonte legítima e verdadeira para o crescimento econômico, social e ambiental da nossa nação. Precisamos de um planejamento estratégico do A do abacate ao Z do zebu. Com um plano e estratégia, dobraremos de tamanho até 2030/2031”, avaliou.

 

Para ficar por dentro desses e outros assuntos, basta garantir a participação MasterClass 2021, que acontece de forma digital e será transmitido via streaming pelo canal da Unigran EAD no YouTube. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. Aos que desejam receber certificado de 40 horas de participação, é necessário realizar a inscrição através do site masterclass.unigran.br e pagar uma taxa de R$25,00. 

 

A realização do MasterClass 2021 é da Unigran EAD em parceria com o Sistema OCB/MS, Sicredi, Sebrae/MS, Sindicato Rural de Dourados e apoio de parceiros locais.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Encontre-nos

Baixe os apps Unigran