Brasil tem mais de 260 programas de mestrado e doutorado na área de Letras

Entre mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados, o Brasil possui hoje um total de 262 programas nas áreas de Letras e Linguística. Esse foi o apontamento feito pelo Doutor Neurivaldo Campos Pedroso Junior, professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul da cidade de Jardim, durante a primeira live do encontro virtual “Letras em sintonia com nosso tempo”.

Alusivo ao Dia do Profissional de Letras, que se comemora em 21 de maio, o evento foi pensado para debater questões que transitam tanto na vida acadêmica quanto na atuação cotidiana do letrólogo.

Com o tema: “Formei, e agora? Os mestrados profissional e acadêmico em Letras”, o professor Neurivaldo Junior deu início ao ciclo de palestras, explanando as principais diferenças sobre os tipos de programas de especialização e as opções disponíveis no Brasil.

Segundo Neurivaldo, desde o início da graduação o acadêmico já precisa começar a pensar nas futuras capacitações que irá incluir em seu currículo.

De acordo com levantamento feito por ele, através da Plataforma Sucupira, existem hoje no Brasil, na área de Letras: 119 programas de mestrados acadêmicos, 77 programas de doutorados e 6 programas de mestrados profissionais. Já na área de Linguística são 30 mestrados acadêmicos, 26 programas de doutorado e 4 mestrados profissionais.

Para esclarecer as diferenças entre mestrado acadêmico e mestrado profissional, o professor explicou:

“O mestrado acadêmico tem a missão de formar profissionais capazes de atuar com competência na pesquisa, na extensão, nos campos de especialidades das áreas de Letras, na docência e pode ser visto como uma preparação para doutorado. Nesse tipo de especialização o aluno tem a opção de focar suas pesquisas para a docência ou não. Já no mestrado profissional existe uma obrigatoriedade da pesquisa ser voltada para a docência, em especial para a Educação Básica”.

O mestrado profissional também é chamado de PROFLETRAS. É uma especialização oferecida em rede nacional, distribuída em 42 universidades públicas nas cinco regiões do Brasil.

Já o curso de doutorado é uma especialização stricto sensu, com duração média entre quatro e cinco anos, em que o estudante aprofunda conceitos teóricos e busca novas descobertas sobre determinado tema.

A palestra do professor Neurivaldo Junior está disponível no canal da Unigran EAD no Youtube e pode ser acessada na íntegra clicando aqui.

Letras na Unigran EAD

Na Unigran EAD é possível ingressar na área de Letras através de dois enfoques diferentes: Língua Portuguesa ou Português/Inglês. Ambos têm duração de 8 semestres e são ofertados no formato a distância (EAD). Em nosso site reunimos mais informações sobre as duas opções de graduação que oferecem tantas possibilidades de crescimento profissional.