Colaboradores da Unigran recebem orientações sobre Covid-19

O segundo encontro realizado pelos acadêmicos do 9º semestre do curso de Enfermagem para promover orientações e trazer informações relacionadas à saúde e cuidados essenciais para os colaboradores da Unigran debateu a Covid-19.

Orientados pela professora Selma Thais Storti Ricci, os acadêmicos mostraram dados sobre a doença causada por uma espécie de coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que pertence à família de vírus responsável por grande parte dos resfriados comuns.

Os primeiros casos de coronavírus foram identificados em 2019, na China, e rapidamente se tornou uma pandemia. É bastante provável que o vírus tenha se originado nos morcegos e em algum momento sofreu mutações, passando a infectar pessoas.

Durante a palestra os alunos deixaram um alerta sobre os sintomas, que por conta das semelhanças com um resfriado podem confundir a população. Em média, os sintomas aparecem após 2 até 14 dias após a infecção, sendo que os mais comuns incluem febre, dores de cabeça e dores pelo corpo, tosse, falta de ar, fadiga, coriza e a perda de olfato.

Os acadêmicos ressaltaram a importância dos cuidados necessários para evitar a contaminação pelo coronavírus, como  o uso de máscaras, a higiene das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, limpar superfícies e objetos com frequência, espirrar ou tossir cobrindo a boca no antebraço, evitar contato físico, não dividir objetos de uso pessoal (copos, talheres ou aparelhos eletrônicos) e manter o distanciamento social. Mesmo quem já foi imunizado com a vacina deve manter a rotina de precauções.

A saúde mental durante a pandemia

Outro assunto de grande importância também foi destacado no encontro: Carlos, professor do curso de Psicologia discorreu sobre a saúde mental durante a pandemia, reforçando que é necessário buscar mecanismos que possam aliviar o estresse causado por este período. “Se o estresse é tão grande ao ponto de parar a sua vida, então é hora de procurar ajuda”, destacou ele.

Alguns cuidados como dormir bem, ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos regularmente, tomar água e consumir informação de fontes seguras, são pilares para manter a saúde em dia.

Como forma de apoio aos que necessitam de uma atenção especial neste momento, os núcleos de psicologia e de enfermagem da Unigran, estão oferecendo consulta gratuita aos colaboradores. Uma vez ao mês as equipes recebem os colaboradores e prestam as orientações de acordo com cada caso.

FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário