Ciclo de palestras aborda saúde de colaboradoras da Unigran

Focando na saúde e bem-estar dos colaboradores, a Unigran está promovendo durante esse semestre uma série de encontros unindo a comunidade acadêmica e colaboradores da instituição. Atendendo às medidas necessárias de prevenção ao coronavírus, as palestras reúnem um número máximo de 30 participantes por vez, sendo divididas em 3 sessões para atender ao público disponível.

A primeira palestra foi promovida no dia 12 de março e, por ser considerado o Mês da Mulher, o tema foi “Câncer do Colo do Útero e Mama”. O assunto foi desenvolvido e apresentado pelos acadêmicos da disciplina de Saúde Mental do 9º semestre do curso de Enfermagem, orientados pela professora Selma Thais Storti Ricci.

Entre as informações trazidas pelos acadêmicos estavam dados relevantes sobre a prevenção do câncer de mama, que começa com o autoexame realizado pela própria mulher com idade a partir dos 20 anos e que ajuda a identificar possíveis alterações. Além disso, as consultas médicas e os exames de rotina uma vez ao ano devem fazer parte da agenda feminina. Em caso de suspeita, a ultrassonografia, mamografia e biópsia, podem ser solicitadas para confirmação de diagnóstico.

Outro assunto abordado foi o câncer de colo de útero e um de seus maiores causadores: o vírus HPV (papilomavírus humano). No mundo todo, cerca de 270 mil mulheres morrem anualmente devido ao câncer no colo do útero. A maioria deles é causado por algum dos 150 tipos de HPV existentes e muitas vezes as infecções são assintomáticas, dificultando a identificação precoce.

Carreta do Amor

Para agilizar as consultas e exames para o público feminino, a carreta do Hospital do Amor de Barretos esteve no pátio da instituição na primeira semana de março e permanece em Dourados durante todo o mês.

Na unidade móvel são realizados exames gratuitos de papanicolau e mamografia. O atendimento pode ser agendado via WhatsApp (67)99611-0371, em horário comercial. As interessadas também podem procurar o Instituto de Prevenção Dourados, que fica na Rua Izzat Bussuan, nº 1795, na Vila Progresso. O telefone de contato é 3410-6600.

Saúde Mental

Em tempos de pandemia e diversas restrições, manter a saúde mental tem sido um grande desafio. Segundo Selma, os casos de depressão, stress e ansiedade já estavam presentes em muitos setores da sociedade e com a pandemia acabaram se gravando. Para dar atenção a esta demanda, o núcleo de psicologia da instituição, juntamente com a enfermagem, também oferecerá consulta gratuita aos colaboradores, disponibilizando um questionário como instrumento para identificar possíveis casos que necessitem de apoio.

Por três dias consecutivos, uma vez ao mês, as equipes estarão realizando o atendimento aos colaboradores e prestando as orientações de acordo com cada caso.