Acadêmica da Unigran EAD Japão recebe Prêmio Internacional

Melissa Sanada cursa Letras Português/Inglês na Unigran EAD Unidade Japão

A acadêmica Melissa Sanada, estudante do quarto semestre do curso de Letras Português/Inglês da Unigran EAD Unidade Japão, foi uma das vencedoras do Prêmio Internacional Mulheres das Letras 2020, promovido pela editora Litere-se.

O prêmio foi criado em 2019 e reuniu escritoras de várias idades de todo o Brasil, compilando as escritoras vencedoras em um livro que leva o mesmo nome do projeto. Diante do sucesso, a edição de 2020 foi aberta à participação de mulheres falantes de Língua Portuguesa em todo o mundo, recebendo um recorde de 1160 inscrições. Ao todo foram selecionados 102 textos para compor o livro Mulheres das Letras 2020, e a crônica da Melissa foi um deles. O trabalho reúne autoras do Brasil, Portugal, Moçambique, Inglaterra e Japão.

Melissa reside há 20 anos no Japão. Ela e o esposo possuem um projeto que leciona música para estrangeiros residentes no Japão, na cidade de Ota-shi, província de Gunma. Com a pandemia e gestante, Melissa se recolheu e dedicou mais do seu tempo a ler e escrever. Ao saber do concurso, buscou uma crônica que havia escrito há 20 anos e aplicou os recursos aprendidos na faculdade, como coesão e coerência, para compor o novo trabalho.

“A crônica fala de uma mulher presa em suas superstições, mesmo os fatos lhe mostrando uma situação contrária do que ela acreditava. Tem um pouco de inspiração de Luís Fernando Veríssimo e Clarice Lispector no texto”, diz Melissa.

Foi a primeira vez que Melissa participou de um concurso dessa natureza. Para ela ser publicada em um livro lhe rendeu mais autoconfiança e representatividade, por saber que novos espaços estão se abrindo para dar voz a uma infinidade de mulheres que precisam ser ouvidas. A premiação a encorajou a se dedicar ainda mais nos estudos e aprimorar a escrita, produzindo textos que trazem à reflexão assuntos relevantes, tanto de modo pessoal como social.

O livro Mulheres das Letras 2020, da Editora Litere-se, será lançado no dia 10 de dezembro, durante a primeira versão on-line da Bienal do Livro de SP, que acontece até o dia 13 de dezembro. Também já é possível adquirir um exemplar através da Amazon.com.br

Sobre a importância de uma premiação como essa para a acadêmica, Melissa diz: “Parafraseando uma mensagem do livro de Melinda Gates: Se você quer elevar a humanidade, empodere as mulheres. É o investimento mais amplo, universal e com maior potencial de alavancagem que podemos fazer pelo bem do ser humano.”