Notícias

Em live sobre agronegócio, ex-ministro destaca o papel da China nas exportações brasileiras

O agronegócio foi o tema da terceira live do projeto CBN em Ação, que conta com a parceria da Pós Unigran EAD. Neste encontro, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unigran EAD Reginaldo José da Silva interagiu com o palestrante, ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, questionando sobre importância da China para o agronegócio brasileiro.

O coordenador Reginaldo destacou o aumento na produção de carne bovina em MS, sendo 9,41% maior que em 2019 e também o crescimento do volume das exportações do agronegócio, ficando na casa dos 11% no primeiro trimestre de 2020. Neste cenário de crescimento, a China se destaca, sendo responsável por 28% do volume e 26% da receita de exportações.

Roberto Rodrigues relembrou a tragédia causada pela peste suína africana na China, que levou à morte de 400 milhões de cabeças de suínos, e ressaltou que “a China é um país poderoso, que tem estratégia e cumpre suas estratégias rigorosamente”.

Segundo o ex-ministro “daqui a 4 anos a China já vai ter superado os efeitos da peste suína africana e provavelmente voltará a ser altossuficiente em suínos, mas vai precisar de soja, de milho para tocar sua produção, então será sempre um país importador relevante”.

Ainda de acordo com Roberto, em suas visitas à China teve conhecimento da demanda enorme de importadores chineses interessados nos mais diversos tipos de produtos. “A China já compra grãos, carnes, açúcar e agora algodão, é o maior comprador de algodão do Brasil, então é um país relevante como mercado”, reforçou.

A live com o ex-ministro da agricultura está disponível na íntegra no nosso canal do Youtube Unigran EAD Oficial. Acesse e confira esse e outros assuntos referentes ao agronegócio debatidos durante o encontro.