Mapas mentais são ferramentas poderosas para impulsionar aprendizado

Muitas são as técnicas utilizadas para reter o conteúdo estudado ao longo de uma graduação ou curso preparatório. Algumas pessoas fazem resumos, outras leem em voz alta, gravam o conteúdo e ouvem várias vezes, há quem explique o conteúdo para alguém próximo e também aqueles que utilizam os mapas mentais como estratégia de fixação.

A técnica dos mapas mentais foi desenvolvida pelo psicólogo Tony Buzan, em 1970, para aprimorar o processo de aprendizagem e memorização. Ele usou como inspiração a forma como nosso cérebro armazena os dados, partindo do centro para as extremidades. Assim, como se fosse uma árvore e seus galhos, a informação é absorvida de forma organizada.

Os desenhos de mapas mentais começaram a tomar forma através de folhas de papel e canetas coloridas. Atualmente ainda há quem prefira utilizar esses materiais, porém a tecnologia permitiu que eles também fossem desenvolvidos no mundo virtual. Muitos softwares estão disponíveis no mercado e oferecem a ferramenta de modo on-line, sendo alguns gratuitos e outros pagos.

Dentre as dezenas de aplicativos disponíveis na rede, listamos aqui alguns dos mais populares. O ideal é que você separe um tempo para analisar as opções e escolher aquele que melhor atenda suas necessidades.

Confira a lista abaixo:

1. MIND MEISTER (grátis e pago)

2. MIND NODE (grátis)

3. FREE MIND (grátis)

4. XMIND (grátis e pago)

5. FREE PLANE (grátis)

6. COGGLE (grátis)

No geral, os mapas mentais funcionam como facilitadores no processo de memorização e aprendizagem que, somados a um organizado roteiro de estudos e uma boa dose de disciplina, podem render bons resultados. Para isso acontecer, eles precisam ser simples e objetivos.

Para criar um mapa comece pelo centro, colocando ali a ideia principal do seu estudo. Este será o ponto de partida para as novas conexões e continuidade do assunto, trazendo a percepção da relação de complementaridade entre as informações. Para que o mapa seja eficiente é preciso ser direto, definindo qual o conceito principal ou palavra-chave sobre o assunto.

A aplicação da técnica de mapas mentais no processo de estudos traz grandes benefícios para o aprendizado. Como extrair as informações mais relevantes da matéria, promover uma revisão mais eficaz, eliminando os excessos e deixando apenas os assuntos principais, além de estimular a criatividade e reduzir o stress, colocando em evidência apenas o contexto principal do assunto.

Com as dicas que trouxemos aqui você já pode criar seus próprios Mapas Mentais e potencializar seu aprendizado.  Se gostou do conteúdo compartilhe com seus amigos e acesse nosso site para mais dicas e informações.