Outorga de grau aos formandos da Unigran EAD será realizada sem solenidade

O impacto da pandemia do novo coronavírus tem sido sentida por todos nós, praticamente em todos as áreas da vida. Seja no trabalho, nos estudos, nas atividades físicas ou no lazer, o distanciamento social nos foi imposto como necessário para proteger nossas próprias vidas e também a de quem amamos.

Fomos forçados a nos adequar, a nos reinventar e a abrir mão de hábitos e costumes já tradicionais em nosso cotidiano. Os aniversários, os churrascos, dia das mães, festas juninas, viagens, tudo teve que ser cancelado ou adaptado, pois aglomerações e exposições fora de casa podem colocar em risco nossa saúde.

A direção da Unigran EAD também precisou tomar decisões difíceis: optar pelo cancelamento da solenidade presencial de colação de grau para os formandos do primeiro semestre de 2020. A outorga de grau acontecerá através de vídeo gravado e disponibilizado os formandos.

A tradicional solenidade de colação da Unigran EAD, ato oficial de outorga dos graus acadêmicos, geralmente acontece duas vezes ao ano e reúne diretores, coordenadores e professores da instituição, recebendo centenas de graduandos e suas famílias provenientes de diversos municípios do Brasil.

Para amparar a decisão de cancelamento da cerimônia, foram consideradas as recomendações dos órgãos de saúde e governamentais para que sejam evitadas aglomerações e o possível aumento de transmissão da Covid-19, além de visar a preservação da saúde de alunos e colaboradores e a manutenção do isolamento social.

Segundo o diretor pedagógico Marcelo Iores Koche, o Decreto Municipal que impede aglomerações torna injusto escolher um ou outro formando para participar. O grande número de alunos inviabiliza inclusive o drive thru, tornando impossível para a Unigran EAD decidir quem seriam os beneficiados.

Para que os formandos do 1ª semestre de 2020 não sejam prejudicados, a outorga de grau acontecerá internamente aos que preencherem os requisitos para a colação de grau, que será realizada no dia 10 de agosto de 2020.

Os acadêmicos que concluírem as disciplinas e atividades complementares poderão, a partir do dia 10/08, solicitar os documentos referentes à conclusão de curso através da área acadêmica no site da Unigran EAD.

Após a solicitação e cumpridos os prazos necessários de expedição, os diplomas serão emitidos pela secretaria acadêmica e enviados para as unidades de apoio da Unigran EAD, onde deverão ser retirados pelos formandos, mediante assinatura do termo de expedição.

“Faremos uma colação oficial que será gravada e disponibilizada para os formandos. Quem ainda desejar, poderá participar da formatura no começo do ano de 2021, caso as condições estejam normalizadas em razão da pandemia”, ressaltou o diretor Marcelo Koche.