Soft Skills: as habilidades do profissional do futuro. Você sabe quais são?

O mercado de trabalho cada vez mais competitivo exige que o profissional tenha, além de um bom currículo e qualidades técnicas, outros tipos de competências: as soft skills.

São chamadas de soft skills as competências particulares que fazem parte da personalidade e do comportamento do profissional. Elas são compostas por suas bagagens individuais de acordo com as experiências, educação e cultura de cada pessoa.

Para alguns pesquisadores da área de gestão de pessoas, essas competências também tem relação com as interações no ambiente de trabalho e de que forma a produtividade pode ser afetada. Hoje a busca é por profissionais que tenham foco, sejam engajados e motivados, além de produtivos.

O mercado moderno e em constante transformação não dispensa as já conhecidas hard skills, que nada mais são do que as habilidades que podem ser adquiridas através de capacitação, como as formações acadêmicas. Mas para se destacar no mercado e oferecer um diferencial competitivo, além das especializações, o profissional deve apresentar inteligência e equilíbrio emocional, ter espírito de colaboração, ser flexível e capaz de trabalhar sob pressão.

Em um mundo globalizado e ainda mais digital em virtude da pandemia, as habilidades relacionadas à inteligência emocional, empatia, colaboração e comunicabilidade são muito relevantes para o ambiente corporativo, mas vale lembrar que sem o conhecimento técnico específico, não há como evoluir na carreira.

Se você deseja ter o perfil profissional que as empresas buscam, a Unigran EAD tem ferramentas para lhe conferir conhecimentos técnicos sobre diversas áreas através dos nossos cursos de Graduação e  Pós-graduação. Clique aqui para saber mais.