Como manter o networking ativo durante o isolamento social

Se antes a sua agenda era agitada e tinha que escolher entre um ou outro evento, infelizmente por causa da pandemia de Covid-19 este cenário mudou, e ainda não tem data para se normalizar. Mas agora, sem aqueles tradicionais encontros em seminários para estabelecer contato com colegas de profissão, o que fazer para manter um networking ativo?

Assim como você, muitos colegas podem estar passando pela mesma situação e tentando descobrir como estabelecer contatos eficazes durante a pandemia. A boa notícia é que nunca estivemos tão conectados à internet como agora. O isolamento social estimulou a presença de pessoas e empresas na rede, tornando possível o acesso a eles de forma virtual, mas que também pode ser estratégica.

Para ter sucesso nessa empreitada e manter a sua rede de networking forte e produtiva durante esse período, algumas dicas ajudam a direcionar uma estratégia que pode fortalecer elos já existentes e até estabelecer novos laços. Confira:

- Estabeleça metas

Estabeleça suas metas de networking, traçando de que forma poderá alcançá-las digitalmente. Liste os contatos de acordo com seu objetivo, por exemplo, se você pretende ser mais articulado no ambiente virtual, convide um amigo ou mais para apresentarem suas impressões sobre um filme ou um livro, através de uma teleconferência.

- Defina uma abordagem

De acordo com seu objetivo, você pode organizar uma reunião de apresentação de um produto ou serviço a um possível cliente. Ou mesmo um happy hour e cafés virtuais com amigos, promovendo um momento de interação no qual possam compartilhar experiências.

- Conheça seus limites

Faça experiências em reuniões com apenas uma pessoa, outras com várias, e avalie o que te deixa mais confortável e com a desenvoltura adequada para se expressar e ouvir as ideias dos seus interlocutores.

- Tome a iniciativa

Assuma a organização das conversas e convide pessoas com quem você tem um bom relacionamento. Faça os cumprimentos e as apresentações, quando necessário, e observe se a conversa está fluindo entre os participantes, permitindo que todos tenham espaço para falar.

- Adapte sua agenda

Confira os agendamentos de eventos futuros como reuniões, apresentações, jantares ou aniversários e converta-os em videochamadas. Confira com seus mentores, professores ou chefes a melhor forma de estabelecer e manter o contato durante o isolamento social. Lembre-se de ser cordial, perguntando sempre como a pessoa está e se tem disposição para a conversa, além de ser flexível, remarcando o compromisso quando for necessário.

- Faça a manutenção dos contatos

Um bom networking, assim como todo bom relacionamento, precisa de manutenção. Não adianta fazer apenas um encontro virtual e abandonar o contato. Estabeleça uma agenda recorrente para fortalecer os laços com as pessoas.

- Seja mais solidário e empático

Se você planejou uma conversa mais técnica e ela toma um rumo mais informal/pessoal, seja bondoso e tente compreender que muitas pessoas estão mais sensíveis e vulneráveis nesse momento, precisando desabafar e encontrar do outro lado da tela algum conforto. Uma opção simples é enviar uma mensagem para as pessoas mais importantes da sua lista de contatos, tais como: “Como você está? O que você precisa? Como posso ajudar?”.

- Matricule-se em novos cursos

As opções de cursos on-line aumentaram significativamente nesse período, desde especializações a aulas de dança e culinária. Os fóruns e chats dos cursos reúnem pessoas com interesses comuns e com isso mais uma oportunidade de fortalecer o seu networking. Uma pós-graduação também pode ajudar a encontrar profissionais da sua área, além de agregar valor ao seu currículo.

Agora você já tem as informações necessárias para manter sua rede de contatos ativa e produtiva durante o isolamento social. E se quiser conhecer nossas opções de pós-graduação, clique aqui para acessar nossa página e saber mais sobre nossos cursos.