Notícias

Momento atípico ressalta eficiência do ensino a distância


Suspensão das aulas presenciais amplia adesões na modalidade EAD


A modalidade de educação a distância tem ganho grande impulso durante as medidas de quarentena para a prevenção de propagação do novo coronavírus no Brasil. Para não prejudicar o calendário escolar, o Ministério da Educação publicou, no dia 18 de março, a Portaria nº 343 autorizando a substituição de aulas presenciais por atividades que utilizam tecnologia online, chamadas EAD.

Adotada como uma estratégia para manter o semestre letivo e viabilizar a aprendizagem de alunos de instituições presenciais durante a pandemia, a medida é em caráter excepcional e possui prazo de trinta dias, que podem ser prorrogados de acordo com a necessidade do prolongamento da quarentena. Para as instituições que já são credenciadas a oferecer esta modalidade de ensino, apenas as avaliações sofreram alterações.

As plataformas de ensino a distância em geral, oferecem aos alunos acesso à materiais de apoio, como apostilas, apresentação de slides, vídeos, salas de bate-papo entre a turma, além de contato com os professores e tutores das disciplinas. O ambiente virtual da Unigran EAD, por exemplo, foi desenvolvido pela instituição para garantir que os alunos possam interagir com os professores e outros alunos, acessando as aulas através de computadores, tablets e celulares, proporcionando uma experiência ampla de aprendizagem. 

Em tempos da pandemia de Covid-19, até mesmo as atividades avaliativas, como provas e trabalhos, estão sendo disponibilizados nas plataformas para garantir o andamento dos cronogramas e manter o isolamento social.  

Segundo informações da Agência Brasil, o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep/MEC, indica que desde 2016 a matrícula em cursos EAD cresce mais de 5% ao ano. Já o censo de 2018, realizado pelo Inep mostrou, pela primeira vez na série histórica, mais vagas ofertadas a distância (7,1 milhões) do que em cursos presenciais (6,3 milhões).

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) estima que no ano de 2023 os cursos da modalidade de educação a distância terão mais alunos matriculados do que os presenciais.

Unigran completa 15 anos de experiência no EAD 



Credenciada junto ao Ministério da Educação desde abril de 2005, inicialmente para oferecer cursos de pós-graduação na modalidade EAD, e logo após em novembro de 2005 para ofertar também os cursos de graduação, a Unigran EAD já completa 15 anos nesta modalidade de ensino.

Vislumbrando a necessidade de ultrapassar as fronteiras físicas da sala de aula, a Unigran investiu na qualificação de professores, desenvolvimento de materiais específicos e uma plataforma própria para oferecer aos alunos um ambiente virtual favorável ao cumprimento das diretrizes curriculares necessárias para a obtenção de um diploma de graduação ou especialização. 

Atualmente, a Unigran EAD oferece 35 cursos de graduação, 9 graduações semipresenciais, 33 cursos de pós-graduação e 39 cursos livres oferecidos em mais de 160 unidades de apoio no Brasil, nos Estados Unidos, no Japão e em nove países da Europa (Alemanha, Bélgica, Espanha, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal e Suíça). 

Para ingresso em 2020, a Instituição oferece vagas por meio da nota do Enem ou como portador de diploma. Mais informações podem ser obtidas pela fanpage no Facebook: fb.com/UnigranEADOficial/, ou no link www.unigran.br/ead


UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Encontre-nos

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC