Pesquisadoras da Unigran Net participam em setembro de congresso em Paris

Lilia Nantes e Nara Sgarbi apresentarão trabalhos na área de Análise do Discurso

O 3º Congresso Discourse Net em colaboração com ALED - Associação Internacional de Estudos do Discurso será realizado de 11 a 14 de setembro de 2019 na Universidade Cergy-Pontoise, em Paris, na França. A Unigran Net estará representada pelas pesquisadoras Lilia Nantes, professora mestre e coordenadora pedagógica da pós-graduação, e Nara Sgarbi, professora doutora e coordenadora da Revista Interletras. Ambas tiveram artigos científicos aceitos no evento, que publicará o material.

O tema de estudo de Lilia é Interdiscurso e assujeitamento: inclusão das identidades híbridas das crianças da fronteira. A escolha da temática teve como objetivo identificar como o multiculturalismo e a multi-interculturalidade influenciam no processo de construção da identidade dos estudantes pertencentes às cidades fronteiriças de Ponta Porã /MS (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). “Sob o enfoque da Análise do Discurso, buscou-se identificar a construção das identidades híbridas, múltiplas das crianças da fronteira. A fronteira internacional Brasil-Paraguai apresenta-se como um espaço dinâmico e complexo em função da contiguidade física entre os dois espaços físicos e da efetiva mobilidade populacional para ambos os lados do limite internacional”, explica a pesquisadora.

Já Nara teve como foco de estudo os Efeitos de sentido: discursos de ódio e implicações para a educação escolar indígena. A opção pela temática deu-se em virtude da proximidade com a comunidade indígena de Dourados/MS, pela atuação com alunos indígenas na graduação, tanto na modalidade presencial quanto na EaD, e ainda por presenciar as dificuldades que sofrem em questões voltadas à educação. “Apesar da busca incessante pelo “apagamento” desses povos e suas línguas, o discurso indígena resiste. Importante destacar que mesmo diante de um contexto linguisticamente complexo, esse sujeito enuncia e sobrevive de forma corajosa, ora quando se identifica com determinada Formação Discursiva, ora quando, por meio da língua, escapa aquilo a que resiste ou aquilo que lhe falta”, comenta a professora.

SOBRE O EVENTO

O DNC3-ALED tem como tema este ano “Conhecimento e poder em um mundo policêntrico: os discursos por meio das línguas, das culturas e dos espaços”. De referência internacional, o evento faz parte de uma  rede interdisciplinar de pesquisadores em Análise do Discurso.

O congresso é referência para a área da Análise do Discurso nas ciências humanas e sociais. Para Lilia, “a partir do momento em que nós professoras da UNIGRAN/Unigran Net temos o reconhecimento de nossos trabalhos de pesquisa, integramos novos conhecimentos, desenvolvemos novos saberes e competências que irão refletir de forma positiva no desenvolvimento de nosso trabalho, enquanto docentes e junto aos nossos educandos”.

VISITA À UNIGRAN EUROPA

Aproveitando a proximidade da França com a Bélgica, as professoras visitarão a unidade da Unigran Europa em Bruxelas. As expectativas são excelentes.

“Estamos realizadas em virtude da aceitação de nossos trabalhos e por termos a oportunidade de agregar mais conhecimento. Além disso, estamos felizes por poder encontrar com colaboradores e acadêmicos em Bruxelas. Esse contato é muito importante, principalmente para os que estão em outros países e vivem outra cultura e idioma”, ressaltam Lilia e Nara.