O DIREITO DA EDUCAÇÃO ACESSÍVEL DO
UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO
ENSINO SUPERIOR
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Resumo:
A educação é um direito inscrito na
Constituição Federal de 1988 como um direito
fundamental social, portanto, de acesso universal,
cuja prestação demanda uma atuação ativa do
Poder Público. Nesse contexto, o presente estudo
tem como tema central refletir sobre o direito
constitucional de ingresso, inclusão, acessibilidade
e efetividade para a pessoa com deficiência
visual no ensino superior. Portanto, objetivou-
se, de modo geral, analisar normas nacionais que
asseguram o direito constitucional da educação
quanto ao ingresso nas universidades, a inclusão,
a acessibilidade e a efetividade da política pública
das cotas. Para o desenvolvimento da pesquisa,
foi utilizado o método hipotético-dedutivo com
o objetivo exploratório-descritivo, além da coleta
de dados bibliográficos e em sites oficiais. Posto
isso, identificou-se que educandos com deficiência
visual, historicamente discriminados e segregados,
estão sob proteção no âmbito constitucional e legal,
além de possuírem direitos consagrados como
inclusão e acessibilidade no direito constitucional
da educação superior, e ações afirmativas das cotas
e políticas públicas. Ademais, observou-se que
enfrentam dificuldades no sentido de concretização
do exercício pleno do direito da educação no ensino
superior e de efetividade das cotas na universidade
pública.
PALAVRAS-CHAVES:
universitário com
deficiência visual, direito constitucional da educação,
inclusão, ensino superior.
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