História da Educação: Surgimento e Tendências Atuais da Universidade no Brasil

COSTA,Everton de Brito Oliveira

RAUBER,Pedro

Resumo:

O processo histórico de educação do homem foi de fundamental importância para a sua evolução, e vice-versa, podendo até mesmo se sugerir um mecanismo de "simbiose" entre ambos os aspectos. No Brasil, os primeiros ensaios de educação formal iniciaram-se com a chegada dos jesuítas em 1549 ao território nacional. A educação superior, por sua vez, veio contribuir para um nível de formação adicional, baseado principalmente no conhecimento específico sobre determinado tema/área. Entretanto, começou a ser praticada no Brasil somente a partir do ano de 1808, em decorrência à vinda da Família Real para a Colônia, com a criação de institutos de ensino superior, por D. João VI. Todavia, de institutos isolados, nos quais se transmitiam o conhecimento específico necessário à formação superior, esse nível de ensino passou a ser transmitido em unidades que integravam uma gama de áreas do conhecimento, as universidades. A história da criação da universidade e da prática do ensino superior muito fortemente sofreu influência do contexto histórico no qual esteve inserido desde os seus primórdios. Salvo que muitas das características observadas ainda no início da instalação e funcionamento das universidades e do ensino superior no Brasil perduram e podem ser vistas até os dias atuais. Muito se discute ainda sobre a origem da universidade no Brasil, neste sentido, este trabalho objetiva contextualizar os processos políticos, sócio-culturais e filosóficos do seu surgimento e institucionalização no território nacional, bem como as tendências que ela e o ensino superior vêm assumindo na atualidade.

Palavras-chave: Educação; Universidade no Brasil; Ensino superior.

Baixe o artigo aqui

Downloads