Farmácia Clínica
Investimento R$ 389.00
Duração e Periodo 12 meses
*Valor da mensalidade com desconto de pontualidade válido somente para pagamento até o dia 15 de cada mês.
As resoluções nº585 e nº586 surgiram por uma demanda da classe farmacêutica e da sociedade para regulamentar a prescrição farmacêutica no Brasil. Diante da publicação destas portarias os profissionais estão buscando qualificação para as novas exigências do mercado.
​​A complexidade das novas terapias medicamentosas e as evidências dos resultados das intervenções farmacêuticas na melhoria dos regimes terapêuticos – e na redução dos custos assistenciais – reforça a importância de uma assistência farmacêutica de qualidade. Cada vez mais, o farmacêutico clínico passa a ter atuação onde existe a decisão clínica, e para isto atua em parceria com a equipe multiprofissional no acompanhamento dos pacientes.
Fornecer aos profissionais farmacêuticos conhecimentos e habilidades em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, prática profissional centrada no usuário de medicamentos, capaz de aplicar uma metodologia adequada e sistematizada que permita identificar, resolver e prevenir os problemas relacionados aos medicamentos e os resultados negativos associados aos medicamentos, assegurando assim ao usuário uma farmacoterapia efetiva e segura.
- Formar farmacêuticos capazes de elaborar projetos estruturados, com protocolos adequados e técnicas seguras e eficientes em Farmácia Clínica, na busca da melhoria da qualidade de vida dos pacientes;
- Oferecer conhecimentos e habilidades com foco na dispensação de medicamentos e materiais para a saúde, nas boas práticas de prescrição farmacêutica, no segmento farmacoterapêutico, na farmacovigilância, na farmacoepidemiologia e na promoção à saúde;
- Desenvolver conhecimentos e habilidades em semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e terapêutica;
- Estimular o farmacêutico a interagir com outros profissionais de saúde, bem como de outras áreas, favorecendo o bom desempenho das atividades clínicas.
-Administrar, de forma segura, os medicamentos, com enfoque nas disciplinas de clínica médica cirúrgica, materno-infantil e pacientes graves;
-Identificar as possibilidades de atuação e a importância do farmacêutico clínico em melhorar a qualidade da prática de assistência farmacêutica.
Farmacêuticos, Farmacêuticos Generalistas, Farmacêuticos Industriais e Farmacêuticos-Bioquímicos que atuam ou pretendem atuar diretamente com pacientes usuários de medicamentos nos diversos ambientes de trabalho, como Farmácia Pública, Farmácia Hospitalar, Consultório Farmacêutico, Indústria Farmacêutica e Laboratório de Análises Clínicas, Assistência Domiciliar, Serviços de Farmacovigilância, Atenção Ambulatorial, Centros Universitários de Ensino e Pesquisa, Centro de Informação de Medicamentos, Consultórios Multidisciplinares, Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Quinzenal
Sexta-feira (Noite)
Sábado (Manhã e Tarde)
Professor: Adam Macedo Adami
Currículo: Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2001. Possui especialização em saúde do trabalhador (2006), em dependências químicas (2006) e em Auditoria e Gestão da Saúde (2015). Tem experiência nas áreas de farmácia, drogaria, laboratório clínico, emergências toxicológicas e acidentes químicos, auditoria e fiscalização de serviços de saúde. Ao longo da carreira profissional tem marcante atuação nas seguintes áreas: uso racional de medicamentos, farmacovigilância, intoxicação e envenenamento, informações tóxico-farmacológicas e legislação farmacêutica, sanitária e da saúde, fiscalização e auditoria em farmácias e serviços de saúde. Possui capacitação para fiscalizar e auditar a atuação das CCIH e dos programas de controle de infecção em serviços de saúde, farmácias hospitalares e oncológicas. Foi responsável pela implantação e coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) em Mato Grosso do Sul. Foi professor da disciplina de Vigilância Sanitária de Medicamentos da Escola Técnica do SUS "Profa. Ena de Araujo Galvão". Ofereceu treinamentos e consultoria técnica para farmacêuticos no SEBRAE. Participou de webconferências e webcasts e ministrou vídeo-aulas em empresas de Educação à Distancia (Portal Educação). Foi Conselheiro do Conselho Estadual Antidrogas e membro do Comitê Estadual de Controle de Infecções. Ocupou os cargos de Diretor Tesoureiro e Diretor Secretário-Geral do CRF/MS. Foi Gerente Técnico de Serviços da Saúde da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária. Atualmente é Gerente Técnico de Medicamentos e Produtos da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, onde atua como fiscal de Vigilância Sanitária. No Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul, ocupa o cargo de Assessor Técnico. Fiscaliza e audita serviços de oncologia, farmácias hospitalares e oncológicas. Elaborou resoluções estaduais que regulamentam a estrutura física de farmácias de manipulação (Resolução Estadual SES nº 53/2008) e sobre o funcionamento de serviços especializados em tratamento oncológico e de farmácias que preparam quimioterapias antineoplásicas (Resolução Estadual SES nº 22/2015). Foi o autor da Resolução Estadual SES/MS n° 50, de 21 de maio de 2012, que criou e regulamentou o Sistema Estadual de Controle do medicamento Talidomida e que definiu os fluxos do medicamento, do credenciamento da unidade dispensadora, do cadastro do prescritor, da entrega do receituário e do cadastro do paciente. Participou da investigação de surtos de intoxicações e óbitos de pacientes submetidos a quimioterapia em Campo Grande e Corumbá. Participou como especialista ad-hoc da elaboração da legislação nacional do Conselho Federal de Farmácia que estabeleceu a titulação mínima para a atuação do farmacêutico em oncologia (Resolução CFF nº 623/16).

Professor: Cinthia Caldas Rios Soares
Currículo: Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário de Muriaé - MG (2009). Mestrado em Ciências Farmacêuticas - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS (2018) Pós-Graduação em Farmácia Clinica - MASTER/IBRATE Campo Grande-MS (2017) Pós-Graduação em Farmacologia Clínica - Centro Universitário de Muriaé - MG (2013) Pós-Graduação em Gestão de Saúde - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC//MG (2012) Professora e Tutora no projeto Cuidado Farmacêutico no SUS do Conselho Federal de Farmácia (CFF) Professora voluntária no curso de graduação em Farmácia da UFMS. Professora convidada no Curso de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados- SES/MS, ESP/MS e UFMS. Assessoria e consultoria em implantação de serviços clínicos farmacêuticos Coordenação do projeto "Consultório Farmacêutico" na Rede de Drogarias São Bento - Campo Grande, MS (2015-2018) Atuação como Secretaria de Saúde Adjunta (2013), Coordenadora da Atenção Básica Municipal (2009-2012), Coordenadora da Assistência Farmacêutica (2009-2011), Experiencia em Farmácia Hospitalar (2011-2012). Atuação em atenção farmacêutica e cuidado ao paciente (2009-2017).

Professor: Wanderlei Onofre Schmitz
Currículo: Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e mestrado em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é professor assistente do Centro Universitário da Grande Dourados-UNIGRAN. Tem experiência na área de Análises Clínicas. É docente com ênfase na disciplina de Patologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Quimioproteção, radicais livres, cicatrização e enzimologia.

Professor: Camila Amato Montalbano
Currículo: Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGDIP-UFMS), Mestra em Doenças infecciosas e Parasitárias (Finalizado em março/2017 através do PPGDIP-UFMS). Possui Pós-Graduação (MBA) em Gestão de saúde e administração hospitalar pela Universidade Estácio de Sá-RJ, Pós-graduação em análises clínicas e é graduada em Farmácia Generalista pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande-MS

Professor: Vania Claudia Olivon
Currículo: Em 1998, concluiu o curso de Farmácia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O curso de mestrado em Ciências Farmacêuticas, área de concentração: Produtos Naturais e Sintéticos – Farmacologia Vascular, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto (FCFRP/USP) foi concluído em 2006. Em 2010, concluiu o curso de doutorado na área de concentração: Produtos Naturais e Sintéticos – Farmacologia Vascular, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto (FCFRP/USP). Posteriormente, em 2010, iniciou o estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais, no departamento de Fisiologia e Farmacologia, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG). Em 2013, iniciou um novo estágio de pós-doutoramento, no departamento de Farmacologia, pela Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo (FMRP/USP). Desde 2016, atua como docente na Unigran Capital (Campo Grande – MS) ministrando as disciplinas de Fisiologia, Farmacologia, Patologia e Imunologia.

Professor: Margarete Akemi Kishi
Currículo: Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986). Especialista em Homeopatia (USP- 1990). Diretora técnica e farmacêutica responsável por Farmácia de Homeopatia. Professora da graduação e pós graduação do curso de Farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora da pós graduação em Homeopatia e Fitoterapia do Instituto Homeopático e das Práticas Integrativas - IHPI Conselheira Federal - CRF/SP Membro Titular da CIPIC-SUS /CNS: Comitê Intersetorial de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - Conselho Nacional de Saúde Coordenadora do grupo de trabalho de Fitoterapia do Conselho Federal de Farmácia Atua principalmente nos seguintes temas: Farmácia, Homeopatia, Fitoterapia, Legislação Farmacêutica.

Professor: Wagner Alécio Baronceli
Currículo: Graduado na Universidade do Oeste Paulista em Farmácia e Bioquímica (Formado em 1989). Técnico em Nível Superior em vigilância Sanitária pela Fundação Caetano Munhoz da Rocha no período 09/10/1990 a 21/12/1990. Pós- Graduado, Lato Sensu, em Docência Universitária pela Universidade Luterana do Brasil (Término em 2003). Pós- Graduado, Lato Sensu, em Hematologia Clínica pela Universidade Federal de Minas Gerais (Término em 2005). Curso de Farmácia Hospitalar pelo Portal Educação realizado no período de 26/11/2016 a 26/12/2016. Curso de Florais de Bach pelo Espaço So-Ham no período de 06/06/2017 a 19/07/2017 Curso de Auriculoterapia e Acupuntura auricular pelo Instituto Keynes no período de 21/01/2017 a 05/02/2017 Curso de Auriculoterapia Chinesa e Francesa pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) no período de 20/05/2017 a 25/06/2017 Curso de Laserterapia e Eletroterapia Aplicadas à Medicina Tradicional Chinesa realizado em 26/08/2017 Pós Graduando em Acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) início em março de 2017 Atualmente atuando como professor de supervisão de Estágio do curso de Farmácia da UNIGRAN em Dourados MS

Professor: Paulo Vitor Farago
Currículo: Possui graduação em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, graduação em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Química pela Universidade Federal do Paraná. É professor associado do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UEPG. Atua como pesquisador e orientador nos Programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Ciências da Saúde e Odontologia da mesma instituição. Atualmente, exerce o cargo de diretor de Projetos e Convênios, tendo sido diretor adjunto do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, diretor do Escritório para Assuntos Internacionais, ambos da UEPG, vice-coordenador e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, associação ampla UNICENTRO/UEPG. É coordenador de projetos financiados pela Fundação Araucária, CNPq, CAPES, SETI - Unidade Gestora do Fundo Paraná, MS e FINEP. É consultor "ad hoc" de projetos de pesquisa e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Em 2012-2013, foi bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária. Desde 2014, é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de desenvolvimento e controle de medicamentos, micro/nanotecnologia farmacêutica e novos materiais, liberação modificada de fármacos, novos materiais odontológicos, morfoanatomia de espécies medicinais e avaliação biológica de óleos essenciais.

Professor: Amador Alves Bonifácio Neto
Currículo: Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no ano de 2011, especialista em Farmácia Clínica (2019) e Mestre em Farmácia pela UFMS (2017). Atualmente é servidor do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian em Campo Grande-MS exercendo o cargo de Farmacêutico. Possui experiência em Atenção Primária a Saúde e na implantação de Serviços Clínicos Farmacêuticos.

Professor: Kauê Cesar Justo
Currículo: Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2013). Pós-graduado em Farmácia Hospitalar pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2015) e Farmácia Clínica pela Master Instituto de Cursos e Pós-Graduação/Panacea (2017). Mestre em Farmácia pelo Programa de Pós-graduação em Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2017). Doutorando em Farmacologia pelo Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor de Pós-Graduação em Farmácia Clínica. Membro da Comissão de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul - CRF/MS.

Professor: Fabio Henrique Cardoso Leite
Currículo: Possui graduação em Filosofia - Faculdades Salesianas de Lorena (1996) tem especialização em Metodologia do Ensino Superior - UNIGRAN (2001) e mestrado em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atualmente é professor titular do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Plena, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética e bioética, sociologia e metodologia científica. Autor de cinco (2007, 2008, 2009, 2 livros em 2011 e 2015) livros de Metodologia Científica. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. Coordenador dos Cursos: Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior, Segunda Licenciatura em Pedagogia e Filosofia.

*Alguns professores convidados poderão ser substituídos devido ao calendário/disponibilidade de cada um.
Disciplina Horas
Acompanhamento farmacoterapêutico 15
Aspectos jurídicos e Boas Práticas na Prescrição Farmacêutica 30
Atenção Farmacêutica para pacientes Endócrinos e MAtabolísticos 15
Eventos adversos de medicamentos e interações medicamentosas 15
Farmacologia Clínica e Terapêutica da inflamação, dor e alergia e prescrição de MIPs 15
Farmacologia Clínica e Terapêutica dos antimicrobianos 15
Farmacologia Clínica e Terapêutica dos medicamentos que atuam nos sistemas cardio– vascular e renal 15
Farmacologia Clínica e Terapêutica dos medicamentos que atuam nos sistemas digestório e respiratório e prescrição de MIPs; Farmacologia Clínica e Terapêutica dos medicamentos tópicos e prescrição de MIPs 30
Fisiopatologia 15
Interpretação de Dados Laboratoriais 15
Introdução à Farmácia Clínica e Prescrição racional dos MIPs com base em evidências; Princípios de Farmacologia Clínica e Terapêutica: base para a utilização racional de medicamentos 30
Precauções no uso de medicamentos em gestantes, nutrizes, crianças e idosos 15
Procedimentos Farmacêuticos Aplicados a Prática Clínica 30
Produção Científica / TCC 15
Semiologia e Diagnóstico Farmacêutico 30
Uso Racional de Princípios ativos vegetais e fitoterápicos e prescrição de MIPs 15
Uso Racional de suplementos dietéticos, vitaminas e minerais 15
Fale com a coordenação

Coordenador(a)

Letícia Castellani Duarte

(67) 3411-4152

(67) 3411-4114

denis@unigran.br

Horário de atendimento

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran